Disciplina Curricular
Probabilidade e Estatística PEstatisticad
Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - LEIC-A 2021
Contextos
Grupo: LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Noções básicas de cálculo diferencial e integral I e II
Objectivos
Iniciação ao estudo da análise de dados estatísticos, teoria da probabilidade e inferência estatística, tendo em vista a compreensão e aplicação dos seus principais conceitos e métodos.
Programa
- Representação gráfica de dados estáticos e dinâmicos com recurso ao software R. - Noção de probabilidade. Probabilidade condicionada e lei da probabilidade total. Teorema de Bayes. Independência. - Tipos de variáveis aleatórias (discretas e contínuas). Função de distribuição. Função massa de probabilidade e função densidade de probabilidade. Valor esperado, variância e quantis. - Pares aleatórios e combinação linear de variáveis aleatórias. Teorema do Limite Central. - Introdução à inferência estatística. Estimação pontual e estimação intervalar. - Construção de testes de hipóteses no contexto clássico de amostras de observações provenientes de populações com distribuição Normal. Testes de ajustamento. - Estudo da dependência linear entre duas variáveis aleatórias: regressão linear simples.
Metodologia de avaliação
Exame/testes, possivelmente com nota mínima, complementado com componente de avaliação contínua (70%) + projetos computacionais (30%). Prova oral para alunos cuja classificação final seja superior ou igual a 18 valores.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Criatividade e Estratégias de Resoluções de Problemas, nas aulas, em trabalho autónomo e nas várias componentes de avaliação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Componente de Programação e Computação
A explicitar se necessário.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.