Disciplina Curricular
Redes de Computadores RC
Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - LEIC-A 2021
Contextos
Grupo: LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos e prática de programação.
Objectivos
Fornecer aos alunos uma visão global dos conceitos e princípios subjacentes ao desenho de redes de computadores, tomando a arquitetura e os protocolos da Internet como exemplos. Capacitar os alunos a desenvolver aplicações sobre a Internet usando a interface de sockets e a interagir com equipamentos de rede.
Programa
1. Introdução às redes de computadores e à Internet: comutação de pacotes; arquitetura em camadas; serviços; interfaces e protocolos; infraestrutura física da Internet; medidas de desempenho. 2. Camada de aplicação: a Web e HTTP; FTP; SMTP; DNS; a interface de sockets. 3. Camada de transporte: multiplexagem; transferência fiável de dados; controlo de fluxo, controlo de congestionamento; os protocolos UDP e TCP. 4. Camada de rede: endereços e prefixos IP; protocolos de encaminhamento: RIP, OSPF, BGP; redes privadas e NAT; protocolos DHCP, ICMP; multicast. 5. Camada de ligação de dados: o protocolo ARP; controlo de erros; protocolos de controlo de acesso ao meio: ALOHA, CSMA/CD, CSMA/CA; redes locais comutadas; virtualização. 6. Tendências de evolução.
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas no projeto; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) no desenvolvimento e discussão do projeto e realização dos trabalhos laboratoriais; e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, analisar e avaliar os conteúdos dos media) no desenvolvimento do projeto, e utilização de ferramentas informáticas, nas sessões laboratoriais. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 25%.
Componente Laboratorial
A componente laboratorial será desenvolvida trabalhando em grupos (desejavelmente de 2 alunos), incluindo: 1. Projeto de desenvolvimento de uma aplicação Internet usando a interface de sockets. 2. Análise de capturas de tráfego, relativas aos protocolos estudados nas aulas, usando um analisador de protocolos. 3. Configuração de encaminhadores, usando RouterBoards Mikrotik. 4. Configuração de comutadores Ethernet, usando RouterBoards Mikrotik.
Componente de Programação e Computação
A atividade laboratorial tem uma forte enfase na competência de raciocínio algorítmico: 1. Conceptualização de uma aplicação distribuída, envolvendo a comunicação entre entidades remotas. 2. Programação da aplicação distribuída usando a interface de sockets da Internet. Estas componentes estão associadas a cerca de 25% da avaliação.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.