Disciplina Curricular
Interacção Pessoa-Máquina IPM
Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - LEIC-A 2021
Contextos
Grupo: LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de programação.
Objectivos
Aprender os princípios e regras fundamentais para a concepção e desenvolvimento de dispositivos, sistemas e serviços interactivos. Identificar os utilizadores, as tarefas e os contextos de utilização. Conhecer as limitações das diferentes tecnologias e disposivos de interação. Compreender o processo iterativo e incremental de design de sistemas e serviços interactivos. Saber avaliar as interfaces em diferentes fases do seu desenvolvimento, aplicando as técnicas de avaliação que mais se adequam aos diferentes contextos de utilização. Compreender e adoptar compromissos entre as várias restrições a que está sujeito o processo de desenvolvimento de sistemas e serviços interactivos. Enquadrar a área de interação pessoa-máquina no contexto da engenharia informática e de computadores.
Programa
Introdução: perpectiva história da importância da interação pessoa-máquina na engenharia informática e de computadores. Exemplos paradigmáticos de tecnologias, dispositivos, sistemas, serviços e aplicações interactivas. Modelos de percepção e actuação. O processo de desenvolvimento iterativo e incremental de sistemas e serviços interactivos. Geração de ideias e avaliação: Métodos e técnicas de prototipagem: baixa, média e alta fidelidade. Métodos e técnicas de análise dos utilizadores e dos contextos de utilização. Avaliação preditiva, avaliação heurística e avaliação participada.Desenho e Construção de Interfaces Visuais: dispositivos, estilos e tecnologias de interação.
Metodologia de avaliação
60% Laboratórios (L) + 40% Exame Final (E) ; Nota Final: 0.6xL + 0.4xE Nota Mínima: 9,5 no (L) e 9,5 no (E) Os alunos trabalhadores estudantes devem ser reconhecidos formalmente reconhecidos como tal e podem desenvolver a componente de laboratório individualmente.
Componente de Competências Transversais
Pensamento crítico e inovador, competências intrapessoais, competências interpessoais, literacia da informação e dos media, cidadania global.
Componente Laboratorial
Os alunos trabalham em grupos de três em laboratórios de aula por meio de uma sequência de três pequenos projetos (bakeoffs).
Componente de Programação e Computação
No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.