Disciplina Curricular

Introdução aos Algoritmos e Estruturas de Dados IAED

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - LEIC-A 2021

Contextos

Grupo: LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Ganhar conhecimentos de programação numa linguagem imperativa. Adquirir conhecimentos sobre algoritmos básicos de ordenação e procura. Saber seleccionar, criar e utilizar estruturas de dados elementares. Saber projectar algoritmos iterativos e recursivos, para a resolução de problemas. Saber analisar a complexidade dos algoritmos utilizados para resolver um dado problema por forma a poder escolher aqueles que sejam mais eficientes.

Programa

Introdução à programação imperativa e à linguagem de programação C. Introdução ao estudo da eficiência de algoritmos. Algoritmos de ordenação elementares e avançados: inserção directa, selecção directa, bubblesort, quicksort, fusão binária, heapsort, shellsort, counting sort e radix sort. Tipos de dados: pilhas, filas de espera, filas de prioridade, amontoados, árvores. Implementações vectoriais e dinâmicas. Árvores binárias de pesquisa. Árvores de pesquisa equilibradas. Tabelas de dispersão. Resolução de colisões por encadeamento e por endereçamento aberto. Endereçamento linear, quadrático e dispersão dupla.

Metodologia de avaliação

Exame (60%) + 2 Projectos Individuais + 1 Teste Prático (40%).

Componente de Competências Transversais

Não existindo uma componente explícita de Competências Transversais a desenvolver no âmbito desta UC, o desenvolvimento de 2 projectos individuais levará ao desenvolvimento de Pensamento Crítico e Inovador e Competências Intrapessoais.

Componente Laboratorial

Exercícios de Programação a desenvolver todas as aulas no seguimento das matérias aprendidas nas aulas teóricas.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução