Disciplina Curricular
Introdução à Engenharia Informática IEI
Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - LEIC-A 2021
Contextos
Grupo: LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
na
Objectivos
Dar aos estudantes uma visão ampla da engenharia informática na sociedade, nos negócios, na inovação e na pesquisa.
Programa
1. O Papel dos Sistemas de Informação e dos Engenheiros Informáticos na Sociedade. 2. Uma Cultura Diferente de Engenheiros: Os Desafios Sociais, Humanos e Computacionais do Desenvolvimento de Software. 3. Uma Breve História da Tecnologia Informática. 4. Algoritmos e Pensamento Computacional em Ciências Físicas, Humanas e da Vida. 5. Métodos de Estudo e Colaboração em Engenharia Informática. 6. Mentes Artificiais: Uma Introdução à IA. 7. Processamento da Linguagem Natural: De Chatbots a tradução automática. 8. Desafios em Cibersegurança. 9. Desenho de Experiências Interactivas: Interação Humano-Computador, Videojogos, e Robótica Social. 10. Engenharia Informática e Infra-estruturas: Sistemas Operativos, Sistemas Distribuídos, Computação em Nuvem, e Centros de Dados. 11. Inovação e Empreendedorismo em Sistemas de Informação e Engenharia Informática.
Metodologia de avaliação
Esquema de Avaliação Contínua: o aluno deve assistir às 14 aulas e levar um questionário para avaliação. Os questionários consistem em 10-15 perguntas no final de cada aula. A pontuação final é obtida pela média aritmética de todas as avaliações, excluindo as 2 piores pontuações. No caso dos alunos admitidos na "2ª fase", a nota final é obtida pela média aritmética de todas as avaliações, excluindo as realizadas nas 4 primeiras aulas e a pior nota obtida nas outras avaliações. Caso a nota final da avaliação contínua seja superior ou igual a 19 valores, o aluno é convidado a fazer o exame final. Se o fizer, a sua nota final nunca será inferior a 18 valores. Aqueles que decidirem não prestar o exame serão classificados com 18 valores. Um exame final também está disponível e conta a 100% para a nota da matéria. O exame terá a duração de 90 minutos e serão avaliados os conhecimentos referidos nos artigos e vídeos científicos referidos no regime de avaliação contínua.
Componente de Competências Transversais
Há 1,5 horas do seminário dedicadas aos seguintes temas: "Gestão de tarefas/tempo", "trabalho em grupo" e "métodos de estudo". Estes temas são avaliados e contribuem para 8% da nota final. Os alunos são encorajados a fazer perguntas aos apresentadores que são distintos empresários e investigadores.
Componente Laboratorial
na
Componente de Programação e Computação
Esquema de Avaliação Contínua: o aluno deve assistir às 14 aulas e levar um questionário para avaliação. Os questionários consistem em 10-15 perguntas no final de cada aula. A pontuação final é obtida pela média aritmética de todas as avaliações, excluindo as 2 piores pontuações. No caso dos alunos admitidos na "2ª fase", a nota final é obtida pela média aritmética de todas as avaliações, excluindo as realizadas nas 4 primeiras aulas e a pior nota obtida nas outras avaliações. Caso a nota final da avaliação contínua seja superior ou igual a 19 valores, o aluno é convidado a fazer o exame final. Se o fizer, a sua nota final nunca será inferior a 18 valores. Aqueles que decidirem não prestar o exame serão classificados com 18 valores. Um exame final também está disponível e conta a 100% para a nota da matéria. O exame terá a duração de 90 minutos e serão avaliados os conhecimentos referidos nos artigos e vídeos científicos referidos no regime de avaliação contínua.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.