Disciplina Curricular
Inteligência Artificial IArt
Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - LEIC-A 2006
Contextos
Grupo: LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática
Período:
Peso
7.5 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
na
Objectivos
Introduzir o tema de Inteligência Artificial ao aluno, de forma a que adquira os conhecimentos básicos desta área da informática e o motive a seguir a área da Inteligência Artificial. Servir de base a cadeiras mais avançadas de Inteligência Artificial.
Programa
Introdução à IA. Agentes. Ambientes. Agentes de Reflexos Simples. Agentes com estado Interno. Agentes com objectivos. Agentes com utilidade. Agentes com aprendizagem. Procura. Procura em árvore. Procuras cegas. Procura em largura primeiro. Procura custo uniforme. Procura profundidade primeiro. Procura limitada. Procura em profundidade incremental. Procura bidirecional. Comparação entre procuras. Procura Informada. Procura Melhor Primeiro. Procura Gananciosa. Procura informada. Procura A*. Heuristicas. Jogos. Algoritmo Minimax. Cortes alfa-beta. Decisões em tempo real. Problemas de Satisfação de Restrições. Propagação de Restrições. Inferência. Procura por retrocesso. Procura local. A estrutura de problemas. Raciocínio Probabilístico. Redes Bayesianas. Inferência exacta em redes Bayesianas. Aprendizagem automática. Bias / Variance. Formas de Aprendizagem. Aprendizagem estatística. Aprendizagem supervisionada. Classificação: vizinhos mais próximos, classificadores lineares. Regressão: linear, local ponderada. Árvores de Decisão. Aprendizagem não supervisionada. K-means. Aprendizagem por reforço. Aplicações da IA.
Metodologia de avaliação
Exame: 50%; Mini-testes: 10%; Projecto: 40%.
Componente de Competências Transversais
na
Componente Laboratorial
na
Componente de Programação e Computação
na
Princípios Éticos
na