Disciplina Curricular

Aprendizagem Estatística para Engenharia da Terra e do Ambiente AEETA

Licenciatura Bolonha em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos - LEME 2021

Contextos

Grupo: LEME 2021 > 1º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Os alunos devem ter conhecimentos básicos de probabildade e estatística: Noção de probabilidade, probabilidade condicionada e probabilidade total; Teorema de Bayes; independência; variáveis aleatórias (discretas e contínuas); função de distribuição; função massa de probabilidade e função densidade de probabilidade; Valor esperado, variância e quantis; Teorema do Limite Central; Estimação pontual e estimação intervalar; testes de hipóteses.

Objectivos

Os alunos deverão ser capazes de: - Distinguir problemas de regressão e classificação - Compreender a diferença entre aprendizagem supervisionada e não supervisionada - Aplicar a dados reais os métodos, interpretar os resultados e conhecer as suas limitações - Selecionar o método adequado para em determinado problema - Programar em Python os métodos lecionados

Programa

1. Introdução à aprendizagem estatística: inferência e previsão, o trade-off entre precisão de previsão e interpretabilidade do modelo, aprendizagem supervisionada e não supervisionada, Regressão versus problemas de classificação 2. Regressão linear simples e regressão linear múltipla. 3. Classificação: Regressão logística e Análise Discriminante Linear 4. Métodos de reamostragem: validação cruzada e bootstrap 5. Seleção do modelo linear e regularização de redução de dimensão, problemas de elevada dimensionalidade. 6. Aprendizagem não supervisionada: análise em componentes principais, k-means e classificação hierárquica. 7. Análise de variância

Metodologia de avaliação

60% de avaliação contínua e 40% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente análise crítica de dados e abordagens à resolução de problemas (10%).

Componente Laboratorial

Aulas práticas em laboratório computacional

Componente de Programação e Computação

Os alunos deverão aprender a programar em Python para a resolução de problemas práticos de aprendizagem estatística desenvolvendo competências de abstração, automação, decomposição, depuração, generalização e raciocínio algoritmico. A avaliação desta componente terá uma ponderação de 25% do total da avaliação (1.5 ECTs).

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre