Disciplina Curricular
Exploração e Produção de Geo-Energia EPG-E
Licenciatura Bolonha em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos - LEME 2021
Contextos
Grupo: LEME 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Não aplicável
Objectivos
O aluno, no final da Unidade Curricular, deverá: - Identificar os processos geológicos associados à geração de reservatórios geotérmicos e de reservatórios de petróleo e gás - Conhecer as principais características dos fluidos de energia e calor da Terra. - Conhecer os principais métodos e tecnologias associados à prospecção, avaliação, produção e gestão de energia geotérmica, as suas características, vantagens e limitações. - Conhecer os principais métodos e tecnologias associados à prospecção, avaliação, produção e gestão as suas características, vantagens e limitações.
Programa
Natureza dos reservatórios rochosos naturais de energia: reservatórios geotérmicos e reservatórios de petróleo e gás. Caracterização dos vários tipos de reservatórios: Fraturados, Clásticos e Carbonatados. Principais técnicas de prospecção As Propriedades das Rochas-reservatório: Porosidade, Permeabilidade, Saturações de Fluidos, Molhabilidade. Conceitos Básicos para o cálculo de Reservas: métodos de avaliação das formações, mapas e perfis geológicos, caracterização das propriedades petrofisicas, exemplos práticos de aplicação. As composições e propriedades dos fluidos. Regimes de Escoamento dos fluidos. Características essenciais dos diferentes Sistemas, Diagramas de Fase e Exemplos Práticos. Tecnologias e métodos de produção de energia geotérmica e de recuperação de Petróleo e Gás.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
Desenvolver o pensamento critico e de resolução de problemas, a capacidade de trabalho em equipa, a comunicação escrita e oral (10%)
Componente Laboratorial
Não aplicável
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.