Disciplina Curricular
Processamento de Minérios e Resíduos Sólidos PMRS
Licenciatura Bolonha em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos - LEME 2021
Contextos
Grupo: LEME 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos de Química Geral, Física, Mineralogia, Petrologia, Balanços de Massa
Objectivos
Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências: • Decidir sobre a forma de caracterizar dado minério ou lote de materiais tendo em vista o seu processamento. • Enunciar os princípios básicos teóricos dos processos de fragmentação, classificação e separação. • Distinguir as particularidades de cada uma das tecnologias bem como elaborar sobre a sua aplicabilidade. • Decidir sobre a adequação dos processos e tecnologias a casos concretos. • Seleccionar e decidir sobre o método, processo ou equipamento mais adequado a usar perante uma aplicação específica. • Avaliar a eficiência dos processos. • Executar correctamente um plano experimental . • Tratar dados de ensaios laboratoriais incluindo a estimação de parâmetros e validação estatística. • Apresentar os resultados sob a forma escrita e oral. • Procurar informação e desenvolvimentos recentes relativos às matérias leccionadas.
Programa
1. Introdução: Libertação e concentração. Sistemas de processamento de minérios e de resíduos sólidos (flowsheets). Amostragem, controlo e balanço de massas. Análises granulométricas e densitárias. 2. Cominuição (Britagem, Granulação e Moagem): Princípios, eficiência, equipamento e operação. 4. Classificação granulométrica (Crivagem e Hidroclassificação): Princípios, eficiência, equipamento e operação. 5. Principais Processos de Separação/concentração (Concentração por Meios Densos, Concentração Gravítica, Separação Magnética, Separação Electrostática e Electromagnética, Flutuação por Espumas, Triagem Óptica): Princípios, eficiência, equipamento e operação
Metodologia de avaliação
55% de avaliação contínua e 45% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Competências interpessoais (Trabalho em equipa; apresentações de resultados sob a forma escrita e oral), Competências intrapessoais (trabalho laboratorial), Literacia da informação e dos media (Procurar informação e desenvolvimentos recentes relativos às matérias leccionadas). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 35%.
Componente Laboratorial
1) Análise granulométrica; 2) Ensaio de britagem; 3) Ensaio em mesa oscilante
Componente de Programação e Computação
Tratar dados de ensaios laboratoriais incluindo a estimação de parâmetros e validação estatística (1%)
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.