Disciplina Curricular
Economia Circular ECir
Licenciatura Bolonha em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos - LEME 2021
Contextos
Grupo: LEME 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Não aplicável
Objectivos
Os objetivos de aprendizagem são: - Saber as diferenças entre o modelo de economia linear e circular - caracterizar os fluxos de material, energia e recursos numa sistema no contexto da economia circular - conhecer os fatores promotores da mudança para um novo modelo económico - identificar oportunidades no âmbito da economia circular para a industria dos recursos minerais e energéticos
Programa
Modelo económico linear e circular. Lei da oferta e da procura (escassez, stocks, localização e transporte, variação da tecnologia, produtos substitutos, reciclagem, economias de escala). Mercados e determinação dos preços. Custos e receitas marginais. Características do modelo económico circular e dos fluxos de material, energia e recursos. Os fatores determinantes para a transição e estratégias circulares de crescimento (RESOLVE framework) para empresas e governos. Desenho e produção circular de produtos. O papel dos recursos minerais e energéticos na economia circular. A UC conterá um conjunto de workshops em que os alunos são introduzidos aos conceitos fundamentais da economia circular através da realização de um conjunto de atividades projetadas para incentivar a discussão, o esclarecimento e a reflexão no contexto de uma economia circular.
Metodologia de avaliação
30% de avaliação contínua e 70% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e debate; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação); Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media); e ainda de cidadania global (ética e responsabilidade social e cívica na atividade de engenharia). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 50%.
Componente Laboratorial
Não aplicável
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.