Disciplina Curricular
Recursos Minerais e Energia RME
Licenciatura Bolonha em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos - LEME 2021
Contextos
Grupo: LEME 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentosde Mineralogia, Petrologia e Geologia Aplicada.
Objectivos
Os alunos deverão: - Conhecer os vários tipos de recursos minerais (metálicos, não metálicos e energéticos). - Relacionar a forma, a dimensão e a localização dos jazigos minerais com o tipo de formações geológicas associadas, e com os processos geológicos que ocorreram ou que ainda ocorrem. - Conhecer as principais ocorrências de jazigos minerais em Portugal e o seu enquadramento geodinâmico.
Programa
Esta Unidade Curricular aborda os processos que controlam a formação de jazigos minerais, examinados no quadro da evolução tectónica, petrogenética e geoquímica da Crosta Terrestre à escalas geológicas local, regional e global: 1. Definições e conceitos básicos sobre jazigos minerais 2. Jazigos minerais magmáticos 3. Jazigos minerais hidrotermais 4. Depósitos minerais formados em ambientes sedimentares 5. Reservatórios de petróleo e gás 6. Reservatórios de águas geotérmicas 7. Exemplos de casos de estudo em Portugal.
Metodologia de avaliação
60% de avaliação contínua e 40% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
N/A
Componente Laboratorial
- Definir a ocorrência tridimensional dos jazigos minerais ou reservatórios com base em mapas e seções transversais - Estudar mineralizações portuguesas com amostras de mão e praticar o estudo petrográfico, em microscopia de luz reflectida, de amostras de jazigos minerais metálicos. Estão previstas 2 visitas de campo
Componente de Programação e Computação
N/A
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.