Disciplina Curricular
Geologia Aplicada GAplic
Licenciatura Bolonha em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos - LEME 2021
Contextos
Grupo: LEME 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos de Mineralogia e Petrologia
Objectivos
No final desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: reconhecer os elementos de uma carta geológica, sua importância, executar e interpretar cortes geológicos; proceder à caracterização de maciços terrosos e rochosos e avaliar as suas implicações nas actividades inerentes à engenharia de Minas.
Programa
1) Conceitos básicos de geologia estrutural (Maciço rochoso, comportamento geológico dos materiais na crusta, dobras e dobramentos, falhas, diacláses, cavalgamentos, grabens e horsts, discordâncias incluindo plutonitos e estruturas vulcânicas, princípios da estratigrafia) 2) Geomorfologia (modelado cársico, erosão litoral) 3) Cartografia geológica (Escala crono-estratigráfica, elementos da carta geológica, importância das cartas geológicas, cortes geológicos esquemáticos e em carta, cartografia geológica de campo) 4) Interpretação de dados geológicos de profundidade (logs, ensaios in situ: ensaios de permeabilidade e ensaios em solos (SPT, CPT, vane-test)) 5) Classificação de maciços rochosos (classificação geológica, classificações do ponto de vista da engenharia, BGD) 6) Descontunuidades, sua projeção estereográfica e aplicação à análise de estabilidade de obras de engenharia (nomeadamente taludes de escavação e tuneis)
Metodologia de avaliação
70% de avaliação contínua e 30% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
Desenvolver o pensamento critico e de resolução de problemas, a capacidade de trabalho em equipa, a comunicação escrita e oral (10%)
Componente Laboratorial
Não se aplica
Componente de Programação e Computação
Utilização de softwares para: 1) projecção estereográfica de descontinuidades e análise de estabilidade de taludes; 2) modelação litológica e estratigráfica.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.