Disciplina Curricular
Petrologia Pet
Licenciatura Bolonha em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos - LEME 2021
Contextos
Grupo: LEME 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimetos de Mineralogia
Objectivos
Fornecer aos alunos conhecimentos fundamentais sobre os processos que dão origem aos diversos tipos de rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Será dada especial ênfase à génese e tipos de magmas ( evolução magmática), texturas das rochas sedimentares, agentes e tipos de metamorfismo. No final da Unidade Curricular (UC) pretende-se que o aluno seja capaz de: - Classificar uma rocha ígnea, sedimentar ou metamórfica com base na abundância mineral e/ou na composição química; - Explicar a diferenciação do magma e usando o modelo de cristalização fracionada. - usar associações minerais metamórficas e texturas para reconstruir o histórico de deformação e as condições P-T. - Identificar, descrever e classificar minerais e rochas quer em amostra de mão, quer ao microscópio petrográfico. - Observar (no campo), descrever e caracterizar diferentes ambientes petrogenéticos e relações entre rochas.
Programa
As classes de rochas: ígneas, sedimentares e metamórficas: sua distribuição na Terra. O ciclo petrogenético. As rochas ígneas: estruturas e texturas, composição química e mineralógica e classificação das rochas magmáticas. A formação das rochas magmáticas: génese e tipos de magmas; a evolução magmática. As rochas sedimentares: texturas, composição química e mineralógica e classificação das rochas sedimentares. A génese das rochas sedimentares. As rochas metamórficas: agentes e tipos de metamorfismo. Tipos de metamorfismo: térmico ou de contacto, dinâmico e regional. Estruturas, texturas, composição química e mineralógica e classificação das rochas metamórficas. Fácies metamórfica e minerais críticos do metamorfismo. As rochas e o ambiente geotectónico em que ocorrem. Distribuição dos diversos tipos de rochas ígneas, sedimentares e metamórficas em Portugal Continental. Estudo de rochas ígneas, sedimentares e metamórficas em amostra de mão e ao microscópio petrográfico.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
Desenvolver o pensamento critico e de resolução de problemas, a capacidade de trabalho em equipa, a comunicação escrita e oral (10%)
Componente Laboratorial
Os alunos irão descrever, classificar e identificar rochas ígneas, sedimentares e metamórficas em amostra de mão, tendo ao seu dispor uma excelente colecção para estudo no decorrer das aulas. Além deste material, disponível na aula, os alunos dispõem igualmente no IST de um Museu de Mineralogia e Petrologia, o Museu Alfredo Bensaúde, onde algumas das aulas são ministradas. Os alunos irão igualmente utilizar microscópios petrográficos, para uso nas aulas de óptica cristalina, com a finalidade de proceder aos estudo de rochas ao microscópio.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.