Disciplina Curricular

Mineralogia M

Licenciatura Bolonha em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos - LEME 2021

Contextos

Grupo: LEME 2021 > 1º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

na

Objectivos

Fornecer aos alunos uma base fundamental em Mineralogia (química mineral, estrutura e classificação dos minerais), com particular ênfase para a origem, identificação, classificação e ocorrência de minerais petrográficos e minérios. O conhecimento dos minerais é indispensável à posterior identificação das rochas e a sua interpretação em termos da génese e evolução. No final da Unidade Curricular (UC) pretende-se que o aluno seja capaz de: - Definir os princípios gerais que regem a estrutura da matéria cristalina; - Referir aspectos essenciais para a definição de espécie mineral; - Compreender evoluções mineralógicas em ambientes endógenos e exógenos; - Interpretar diagramas de fase básicos e como eles se relacionam com soluções minerais sólidas, fusão parcial e outros processos ocorrentes em profundidade na Terra; - Identificar minerais petrográficos e minérios, quer macroscopicamente (amostra de mão), quer ao microscópio petrográfico (minerais petrográficos).

Programa

Matéria amorfa vs. matéria cristalina. Noções básicas de cristalografia e de cristaloquímica. Propriedades físico-químicas dos minerais. Estrutura dos principais minerais constituintes da crosta terrestre (silicatos e carbonatos). Organização sistemática dos minerais: classificações de Strunz e de Dana. Estudo de algumas classes de minerais: elementos nativos, silicatos, carbonatos, sufuretos, óxidos e hidróxidos e sulfatos. Identificação de minerais petrográficos e minérios, quer macroscopicamente (amostra de mão), quer ao microscópio petrográfico (minerais petrográficos). Diagramas de equilíbrio de fases minerais. A óptica cristalina. Propriedades dos minerais ao microscópio petrográfico. Observações em N// e em N+. Estudo e identificação de minerais petrográficos ao microscópio petrográfico.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

Desenvolver o pensamento critico e de resolução de problemas, a capacidade de trabalho em equipa, a comunicação escrita e oral (10%)

Componente Laboratorial

Os alunos irão proceder à descrição, identificação e classificação de minerais petrográficos e minérios em amostra de mão, tendo ao seu dispor uma excelente colecção de amostras para estudo no decorrer das aulas, o qual será feito em grupos de 2 ou 3 alunos, de modo a estimular a “discussão” das matérias. Além deste material, disponível na aula, os alunos dispõem igualmente no IST de um Museu de Mineralogia e Petrologia, o Museu Alfredo Bensaúde, onde algumas das aulas serão ministradas. Os alunos irão igualmente utilizar microscópios petrográficos para a observação, descrição e classificação de minerais petrográficos em N// e em N+.

Componente de Programação e Computação

na

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre