Disciplina Curricular

Grandes Desafios e os Recursos da Terra GDRT

Licenciatura Bolonha em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos - LEME 2021

Contextos

Grupo: LEME 2021 > 1º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Sem recomendações

Objectivos

A UC tem como objetivo os alunos familiarizarem-se com o domínio de aplicação da engenharia da Terra (EngT) e o contexto em que o engenheiro atua.Os estudantes devem explorar os grandes desafios associados aos recursos da Terra e como a engenharia pode abordar o problema, mitigar e encontrar possíveis soluções. Os alunos devem identificar quais as disciplinas e conhecimentos de base que um engenheiro da Terra necessita desenvolver para ser capaz de estimar, compreender e contribuir para encontrar uma solução para os grandes desafios/objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU. Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências: - explicar qual é o campo de aplicação da engenharia da Terra e a sua relevância para o futuro. - compreender os desafios societais relacionados com a exploração, produção e consumo dos recursos da Terra, incluindo a energia. - identificar o papel do engenheiro na resolução dos grandes desafios/ODS

Programa

A UC será leccionada em formato de project-based learning, onde os alunos com o auxilio de um supervisor irão desenvolver um trabalho individual e um trabalho de grupo sobre um dos desafios. Por exemplo, baseado num caso real de uma mina identificar quais são os contributos para os indicadores de desenvolvimento sustentável e sugerir um conjunto de medidas de melhorias concretas para aumentar o desempenho. Os alunos deverão aprender a formular um problema (questionar) e a colectar, organizar, analisar (desenvolver o espírito crítico), sintetizar e combinar informação a partir de referências bibliográficas técnicas/científicas para responder a uma pergunta técnica/científica. Treinar os alunos na expressão escrita e oral, incluindo capacidade de argumentação e debate de ideias. Estas aulas serão complementada com alguns seminários.

Metodologia de avaliação

100% de avaliação contínua

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e debate; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação); Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media); e ainda de cidadania global (ética e responsabilidade social e cívica na atividade de engenharia). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 50%.

Componente Laboratorial

Não aplicável

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre