Disciplina Curricular

Introdução à Física Experimental IFE

Licenciatura Bolonha em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos - LEME 2021

Contextos

Grupo: LEME 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Cálculo Diferencial e Integral I e II

Objectivos

Geral: Compreender causas e prever consequências de uma variedade de fenómenos físicos através da observação e de instrumentos de cálculo; garantir uma formação rigorosa em Física como uma ciência experimental que permita abordagens de inovação disciplinares ou interdisciplinares. Específico: Introdução aos conceitos e atitudes da prática experimental em física, bem como das ferramentas em que ela se apoia; desenvolver a capacidade de os aplicar à observação e quantificação dos fenómenos físicos simples, treinando actos de medida e controlo de erros de medição.

Programa

1. Introdução aos métodos experimentais. Apresentação gráfica de resultados e determinação de ajuste linear. Determinação e análise de incertezas experimentais. 2. Conceitos de Exatidão, Precisão e Resolução. Tópicos sobre erros de natureza sistemática e aleatória. Conceitos básicos de estatística e estimação dos valores mais prováveis das grandezas físicas e sua incerteza experimental. 3. Incertezas das medidas diretas e sua propagação nas expressões matemáticas dos modelos. 4. Introdução à Instrumentação. Utilização correta de instrumentos simples e complexos. 5. Tópicos sobre aquisição, tratamento e armazenamento de dados experimentais. 6. A lista de experiências laboratoriais será definida em função dos recursos existentes, mas cobre os conceitos de Mecânica, Ondas, Termodinâmica e Electromagnetismo e Óptica.

Metodologia de avaliação

100% avaliação contínua por Relatórios Laboratoriais e/ou Fichas/Mini-Testes. [Mediante recursos adequados de monitores e/ou assistentes de ensino, o docente poderá usar também apresentações orais e/ou discussões de resolução]

Componente de Competências Transversais

A UC promove, através da exposição aos seus temas e da prática em laboratório as competências de Pensamento crítico e inovador [Estratégias de resolução de problemas, Pensamento estratégico, Pensamento crítico, Criatividade]. Promove ainda Competências intrapessoais [Motivação intrínseca, Produtividade e gestão de tempo] e Competências interpessoais [Comunicação escrita,Trabalho em equipa, Liderança], e ainda de Cidadania global [Ética, Deontologia profissional]. As Competências interpessoais de comunicação escrita e a de Literacia da informação na estruturação de documentos poderão ter um peso até 10% nas avaliações escritas. Outras competências interpessoais [Trabalho em equipa, Liderança], e ainda de Cidadania global [Ética, Deontologia profissional] poderão ter um peso até 15% na avaliação do trabalho laboratorial.

Componente Laboratorial

100% dos 3 ECTS

Componente de Programação e Computação

Métodos simples de análise de dados e de ajuste de data a modelos.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre