Historial

Desde tempos remotos que a prospecção, a exploração e a valorização dos recursos da Terra constituem grandes preocupações do Homem. Não é pois de estranhar que a Engenharia de Minas tenha sido um dos primeiros cursos a ser leccionado no IST, desde a sua criação em 1911. Note-se, ainda, o facto especial de o primeiro Director da Escola, Alfredo Bensaúde, ter sido Engenheiro de Minas de profissão.

Inicialmente, apenas, direccionada para o estudo e aproveitamento racional dos recursos minerais, sector vital para o desenvolvimento do País, a Licenciatura foi reformulada em 1995, de forma a alargar as suas vertentes a outros Georrecursos, com relevância sócio-económica.

Hoje em dia é consensual a necessidade de fortalecer valências como a geologia aplicada, a geomecânica e as técnicas de recuperação e reciclagem de resíduos sólidos, no sentido de potenciar o suporte a áreas como a geotecnia, o ordenamento do território e o ambiente. Assim o curso, agora mais abrangente, passa a designar-se por Engenharia Geológica e Mineira tendo em vista formar profissionais competentes em actividades relacionadas com os aspectos de: caracterização e aproveitamento dos georrecursos, suporte à concepção, execução e manutenção de obras de engenharia, recuperação ambiental de áreas degradadas e, simultaneamente, conservação desses Georrecursos, respeitando os direitos das futuras gerações.

Objectivos

Os Engenheiros do século XXI deparam-se com uma dinâmica de mobilidade, altíssima competição com o consequente aumento das probabilidades de alternância de áreas de actuação. Neste contexto torna-se importante garantir uma formação aberta a diferentes oportunidades de emprego, criando um campo de actuação de "banda larga".

O curso de Engenharia Geológica e Mineira pretende responder a este desafio, propondo-se:

  • Promover o aproveitamento económico dos recursos minerais (energéticos e não energéticos) em condições de respeito pelo ambiente e compatíveis com o desenvolvimento sustentável.
  • Fornecer suporte geotecnológico aplicado a obras geotécnicas, nomeadamente às obras subterrâneas, quer estas se destinem a infraestruturas de transporte, quer se destinem a utilizações mais complexas como as que decorrem da deposição de resíduos (urbanos, industriais, tóxicos ou radioactivos).
  • Fornecer apoio geológico a acções de ordenamento do território no que respeita à previsão de riscos geológicos e ambientais.
  • Promover a preservação do património cultural construído em pedra, através da avaliação do seu estado de degradação (patologias) e intervenção na resolução de trabalhos de conservação e restauro.

Saídas Profissionais

As saídas profissionais para os licenciados em Engenharia Geológica e Mineira são muito diversificadas, estando os licenciados habilitados para desenvolver actividades em áreas multidisciplinares como:

  • Prospecção geológica, geoquímica e geofísica de recursos minerais.
  • Exploração e tratamento de recursos minerais metálicos, não metálicos e energéticos (minas, pedreiras, petróleo, gás, etc.).
  • Avaliação, exploração e gestão de recursos hídricos subterrâneos.
  • Avaliação de impactos ambientais e recuperação das minas e pedreiras (incluindo a elaboração do projecto geotécnico) na perspectiva do desenvolvimento sustentável das regiões.
  • Apoio geológico a actividades de ordenamento do território.
  • Concepção e dimensionamento de projectos de Engenharia que envolvam o solo e o subsolo
  • Suporte à concepção, projecto e execução de grandes obras de engenharia (túneis,aeroportos, estradas, pontes, grandes edifícios, etc.).
  • Apoio a trabalhos de conservação e restauro do património cultural construído em pedra.

Coordenadores

2006/2007

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.