Disciplina Curricular

Gestão da Qualidade e Segurança GQS

Licenciatura Bolonha em Engenharia e Gestão Industrial - LEGI 2021

Contextos

Grupo: LEGI 2021 > 1º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Apreensão pelos alunos da visão global dos aspectos mais relevantes da Gestão da Qualidade e Segurança, de forma a desenvolverem as suas próprias competências para formulação e resolução de problemas desta natureza.

Programa

Segurança e risco, prevenção e protecção, factores de risco, gestão e avaliação de risco (métodos qualitativos e quantitativos); higiene e segurança no trabalho; fundamentos de combustão e riscos de incêndio e explosão; riscos em centrais nucleares; riscos ambientais: ciclo de poluentes, o método AHP (analytical hierarchy process) e o seu uso no caso particular da gestão de RSU (resíduos sólidos urbanos); acidentes industriais. Conceitos, características da Qualidade para Produtos e Serviços; filosofias e sistemas de gestão de Qualidade (TQM, ISO, 6-Sigma/Lean); custos da qualidade; ferramentas da Qualidade, Análise Causas; QFD; Controlo Estatístico do Processo (Cartas de Controlo, Capabilidade, Análise de Sistemas de Medida); Princípios de Controlo por Amostragem. Nível de desenvolvimento das organizações e qualidade. Relação com temas de Gestão de Operações. Cada módulo tem uma duração de sete semanas.

Metodologia de avaliação

A disciplina é leccionada por aulas teóricas e aulas de problemas. Nas aulas teóricas é privilegiado o diálogo com os alunos para captar a sua atenção e aferir continuamente o grau de compreensão dos conhecimentos transmitidos. Nas aulas de problemas, os alunos resolvem os problemas e voluntariam-se para os resolver no quadro após teremnos preparado em casa e fazem pequenas apresentações em grupo sobre temas do módulo de Segurança (segurança, risco e acidentes industriais). Em Qualidade, os alunos resolvem problemas, analisam e discutem casos ilustrativos. O material necessário é disponibilizado antecipadamente na página da cadeira.A avaliação é feita por prova escrita, combinada com o nível de participação nas aulas de problemas e casos. A avaliação escrita consiste em duas provas intercalares – diferidas – uma de Segurança e outra de Qualidade, ou por um exame final onde os dois módulos são avaliados simultaneamente. À participação nas aulas práticas é atribuída uma bonificação.

Disciplinas Execução