Disciplina Curricular

Gestão de Sistemas Energéticos GSE

Licenciatura Bolonha em Engenharia e Gestão Industrial - LEGI 2021

Contextos

Grupo: LEGI 2021 > 1º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Tornar o engenheiro consciente da importância da energia para a criação de valor económico, para o ambiente e para a saúde humana. Dotar o engenheiro dos conceitos e ferramentas que lhe permitam compreender e modelar os fluxos energéticos e definir acções que lhe permitam racionalizar o uso da energia quantificando os benefícios económicos e ambientais destas acções: (1) à escala do país e dos sectores económicos, (2) em sistemas industriais, (3) em edifícios, (4) nos transportes e (5) em equipamentos complexos.

Programa

Análise energética e exergética de sistemas. Eficiências energética e exergética. Representação gráfica das transformações de energia através de diagramas de Sankey e de Grassman. Energia primária (recursos), final (vectores) e útil (usos) à escala nacional, regional e mundial. Transições energéticas nos recursos, vetores e nos usos da energia nos últimos 200 anos. Evolução tecnológica. Balanço energético português. Recursos energéticos renováveis e não renováveis: intermitência e balanço oferta-procura de electricidade. Energia, ambiente e saúde humana: emissões de GEE e alterações climáticas; poluição atmosférica; outros efeitos ambientais. Energia e economia: relações entre a exergia útil, a eficiência exergética e o PIB. Uso da energia na indústria, nos transportes e nos edifícios e legislação. Cálculo dos consumos específicos de energia e do impacto de medidas de eficiência energética. Auditorias energéticas e planos de racionalização de energia. Estudos de caso.

Metodologia de avaliação

Avaliação contínua (50%): questionários Kahoot nas aulas teóricas (15%), performance num jogo de equipa que tem como objectivo o design de cenários energéticos para 2050 para Portugal que obedeçam a critérios ambientais e económicos (10%) e trabalho de grupo com apresentação oral (25%). Exame final com nota mínima de 9.5 (50%).

Disciplinas Execução