Breve Introdução

As tecnologias emergentes do final do século XX encontram-se na interface entre a Física e as Ciências da Engenharia. Para responder aos desafios destas áreas interdisciplinares, o Departamento de Física do IST criou a Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica (LEFT), na tradição do ensino de qualidade de uma escola com o prestígio internacional do IST. A LEFT oferece uma combinação única de Física, Engenharia e Tecnologias Avançadas. Os seus licenciados adquirem uma formação sólida que lhes garante capacidades de trabalho e inovação, e lhes fomenta atitudes de liderança e empreendoria.

Historial

A Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica foi criada em 1984/85 pelo Departamento de Física do IST, na tradição dum ensino teórico e experimental de qualidade.

Em 2004/2005 a LEFT dividiu-se em dois Ramos (Física e Engenharia), com vista a garantir perfis de formação mais especializados, e assim contribuir para uma clarificação da sua missão junto do mercado de trabalho.

Objectivos

A LEFT assegura a formação de licenciados em áreas tecnológicas actuais tais como Instrumentação, Optoelectrónica e Lasers, Ciência e Engenharia dos Materiais, e Nanotecnologias, e em domínios científicos de grande relevância: Astrofísica e Cosmologia, Biofísica, Energias Alternativas, Física Atómica e Molecular, Física Computacional, Física do Estado Sólido e Materiais, Física da Matéria Condensada, Física Nuclear, Física de Partículas, Física dos Plasmas, Lasers e Fusão Nuclear, Geofísica e Sistemas Dinâmicos.

Saídas Profissionais

A formação adquirida pelos licenciados em Engenharia Física Tecnológica garante-lhes um espectro largo de competências que permite a sua participação competitiva num mercado abrangente e flexível de saídas profissionais.

Após a licenciatura, muitos dos licenciados da LEFT (cerca de 70%) prosseguem os seus estudos em programas de Pós-graduação em Física, Engenharias e Gestão, nas melhores universidades do mundo, integrando laboratórios de investigação e departamentos universitários na Europa e nos Estados Unidos. Existem já mais de 300 diplomados licenciados da LEFT, os quais se têm afirmado nos mercados de trabalho nacional (70% dos licenciados) e internacional (30%), contribuindo para o seu aumento de produtividade e competitividade. Este facto é bem patente na elevada qualidade do desempenho profissional dos licenciados da LEFT em áreas tão distintas como a investigação científica avançada em Física Fundamental e Aplicada (74% dos licenciados), a gestão e planeamento ao nível de empresas e/ou de recursos humanos (6%), a engenharia (5%), a consultoria e análise (5%), o desenvolvimento de software (4%), a direcção comercial (1%), ou ainda áreas tão diversas (5%) como o marketing e a publicidade, a análise financeira ou a investigação forense.

Coordenadores

2006/2007
Paulo Jorge Peixeiro de Freitas
pfreitas@inesc-mn.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.