Disciplina Curricular
Dispositivos Electrónicos DEle
Licenciatura Bolonha em Engenharia Electrónica - LEE 2021
Contextos
Grupo: LEE 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos de Cálculo Diferencial e Integral e de Análise de Circuitos
Objectivos
Análise dos princípios físicos subjacentes ao funcionamento dos principais dispositivos eletrónicos e optoelectrónicos de semicondutor tendo em vista o estabelecimento das suas características. Resolvem-se circuitos eletrónicos elementares com base nesses dispositivos.
Programa
1. Semicondutores elementares e compostos. Efeito fotoeléctrico. Mecanismos de transporte. 2. Dispositivos Semicondutores Homogéneos. Aplicações: Termístor; foto-resistência; sonda de Hall. 3. Junção semicondutora p-n. Parâmetros do díodo no PSPICE. Modelo exponencial. Regime de comutação. Aspetos dinâmicos. Regime incremental alternado sinusoidal. Condutância e capacidades diferenciais. O varactor. Heterojunções. Carácter retificador e não retificador. O díodo de Schotky. O fotodíodo. A célula solar. O LED 4. TBJ. Parâmetros do TBJ no PSPICE. Montagens e respetivas características. (Aplicações: montagem amplificadora de EC). Modelo incremental na ZAD. O foto-transístor. O acoplador ótico. 5. MOSFET. Parâmetros do MOSFET no PSPICE. (Aplicações: amplificador e inversor). Modelo incremental. Estruturas MOSFET especiais. 6. Tirístor. Zonas de funcionamento. O díodo de 4 camadas. O SCR. O TRIAC.O GTO
Metodologia de avaliação
50% avaliação continua, 50% avaliação não continua
Componente Laboratorial
A componente contínua corresponde a 3 trabalhos laboratoriais: 1. díodo: regime estacionário e regime dinâmico; 2. TBJ: regime estacionário e regime dinâmico; 3. MOSFET: regime estacionário e regime dinâmico
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação