Disciplina Curricular
Introdução à Engenharia Eletrónica IEEle
Licenciatura Bolonha em Engenharia Electrónica - LEE 2021
Contextos
Grupo: LEE 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos
Objectivos
Introduzir o domínio de ação da Engenharia Eletrónica e os conceitos básicos relacionados com a prática laboratorial no domínio da Eletrotecnia e da Eletrónica. Fornecer competências em comunicação oral e escrita.
Programa
Áreas de intervenção da Engenharia Eletrónica: exemplos de sistemas (exs: ISTNanoSat, FST, Solar Boat). Introdução à inovação e empreendedorismo. Laboratórios de introdução aos componentes elétricos e aos instrumentos de medida. Escrita de um relatório. Projeto e implementação de um circuito em placa de circuito impresso. Preparação de uma apresentação em powerpoint. Escrita de um curriculum vitae.
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A UC incentiva o pensamento crítico, através dabordagens à resolução de problemas, as competências Interpessoais, através de uma preparação e apresentação oral por grupos de 2-3 alunos sobre temas pré-definidos e do trabalho laboratorial em grupo, e competências intrapessoais, nomeadamente a autodisciplina necessária ao cumprimento de prazos. 35% da classificação final está diretamente ligada a competências transversais, sendo a importância dessas competências também importante nos restantes 65% da avaliação.
Componente Laboratorial
Realização de 5 trabalhos de laboratório de introdução aos componentes elétricos e aos instrumentos de medida. Projeto e implementação de um circuito em placa de circuito impresso.
Componente de Programação e Computação
Para o projeto de um circuito em placa de circuito impresso, os alunos utilizam um programa de automação de projeto eletrónico, o Autodesk EAGLE). Os alunos são ainda levados a utilizar programas do pacote Microsoft Office e motores de pesquisa da internet, sendo indiretamente avaliados pela eficácia dessa utilização.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.