Disciplina Curricular
Física 2 com Laboratório F-2L
Licenciatura Bolonha em Engenharia Electrónica - LEE 2021
Contextos
Grupo: LEE 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Cálculo Diferencial e Integral I e II
Objectivos
Geral: Prever quantitativamente as consequências de uma variedade de fenómenos físicos com ferramentas de análise, através da observação, medida e do cálculo. Garantir formação científica avançada e profunda nos domínios fundamentais da Física que permita abordagens de inovação disciplinares ou interdisciplinares. Específico: Compreensão e interligação dos conceitos gerais e princípios básicos da Física, do domínio da Termodinâmica e da Física Moderna, como massa, energia, radiação, força e campo, através de uma perspectiva integradora dos mesmos; capacidade de os aplicar à resolução de problemas, nomeadamente no que respeita às suas aplicações tecnológicas, potenciado por um ensino integrado que contém uma forte componente laboratorial.
Programa
1. Teoria cinética dos gases. Temperatura e energia cinética. Calores específicos a volume e a pressão constante. 2. Energia e Entropia. Os princípios da Termodinâmica. Transformações reversíveis e irreversíveis. Máquinas térmicas. Transmissão de calor: convecção, condução, radiação. 3. Catástrofe do Ultravioleta: radiação do corpo negro, Leis de Wien e de Stefan. A lei de Planck e o efeito fotoelétrico. 4. Estatísticas Quânticas: Fermiões e Bosões; Princípio de Pauli, tabela periódica dos elementos. 5. Campo Eletrostático no vácuo. Noção de campo e de potencial. Lei de Gauss. Influência elétrica. Condensadores. Energia elétrica.
Metodologia de avaliação
30% de avaliação contínua por Relatórios sobre as sessões Laboratoriais; 20% de avaliação contínua por Fichas/Mini-Testes (exclusivamente durante o horário das aulas) [Mediante recursos adequados de monitores e/ou assistentes de ensino, o docente poderá usar também séries de problemas, apresentações orais e/ou discussões de resolução]; 50% Exame
Componente de Competências Transversais
A UC promove, através da exposição aos seus temas e da resolução prática de problemas, as competências de Pensamento crítico e inovador [Estratégias de resolução de problemas, Pensamento estratégico, Pensamento crítico, Criatividade], bem como as Competências intrapessoais [Motivação intrínseca, Produtividade e gestão de tempo]. Competências interpessoais de comunicação escrita e a de Literacia da informação na estruturação de documentos poderão ter um peso até 5% nas avaliações escritas. Outras competências interpessoais [Trabalho em equipa, Liderança], e ainda de Cidadania global [Ética, Deontologia profissional] poderão ter um peso até 10% na avaliação do trabalho laboratorial.
Componente Laboratorial
16.6% dos ECTS totais.
Componente de Programação e Computação
Não tem
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.