Disciplina Curricular
Física 1 com Laboratório F-1L
Licenciatura Bolonha em Engenharia Electrónica - LEE 2021
Contextos
Grupo: LEE 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Cálculo Diferencial e Integral I e II
Objectivos
Geral: Prever quantitativamente as consequências de uma variedade de fenómenos físicos com ferramentas de análise, através da observação, medida e do cálculo. Garantir formação científica avançada e profunda nos domínios fundamentais da Física que permita abordagens de inovação disciplinares ou interdisciplinares. Específico: Compreensão e interligação dos conceitos e princípios básicos da Física clássica, do domínio da Mecânica e da Termodinâmica, como massa, energia, trabalho, oscilações e ondas, através de uma perspectiva integradora dos mesmos; capacidade de os aplicar à resolução de problemas, nomeadamente no que respeita às suas aplicações tecnológicas, potenciado por um ensino integrado que contém uma forte componente laboratorial.
Programa
1. Descrição do movimento de um sistema no Espaço e no Tempo: Leis de conservação e Simetrias do Espaço-Tempo. Conservação da Energia (Mecânica), do Momento Linear, e do Momento Angular. Energia cinética e energia potencial. 2. Sistemas de partículas. Sistemas isolados. Forças internas e Forças exteriores: Centro de Massa. Trabalho e Momento duma força. Sistemas conservativos e dissipativos. 3. Movimento do corpo rígido: Momento de Inércia. 4. Estabilidade de Sistemas: Oscilações. Oscilações harmónicas simples e amortecidas. 5. Vibrações e características gerais das Ondas. 6. Sistema termodinâmico: Trabalho e calor. Capacidade calorífica, calor específico e calor latente. Os estados da matéria. Transições de fase. Temperatura. O gás ideal.
Metodologia de avaliação
30% de avaliação contínua por Relatórios sobre as sessões Laboratoriais; 20% de avaliação contínua por Fichas/Mini-Testes (exclusivamente durante o horário das aulas) [Mediante recursos adequados de monitores e/ou assistentes de ensino, o docente poderá usar também séries de problemas, apresentações orais e/ou discussões de resolução]; 50% Exame.
Componente de Competências Transversais
A UC promove, através da exposição aos seus temas e da resolução prática de problemas, as competências de Pensamento crítico e inovador [Estratégias de resolução de problemas, Pensamento estratégico, Pensamento crítico, Criatividade], bem como as Competências intrapessoais [Motivação intrínseca, Produtividade e gestão de tempo]. Competências interpessoais de Comunicação escrita e a de Literacia da informação na Estruturação de documentos poderão ter um peso até 5% nas avaliações escritas. Outras Competências interpessoais [Trabalho em equipa, Liderança], e ainda de Cidadania global [Ética, Deontologia profissional] poderão ter um peso até 10% na avaliação do trabalho laboratorial.
Componente Laboratorial
16.6% dos ECTS totais.
Componente de Programação e Computação
Não tem
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.