Breve Introdução
A Engenharia Civil tem como principal finalidade a conceção, o projeto e a exploração de sistemas que, mediante o aproveitamento dos recursos naturais, permitam a sua adequada utilização pela população, com especial ênfase na melhoria da qualidade de vida. Nesse sentido, a estrutura curricular da Licenciatura em Engenharia Civil do IST segue a prática das Universidades de referência nas áreas da ciência e tecnologia. Este primeiro ciclo de estudos tem por objetivo dotar os alunos de uma sólida formação nas Ciências Básicas, comuns a todos os cursos de engenharia do IST (Matemática, Física, Química, Informática e Gestão) e nas Ciências da especialidade de Engenharia Civil, procurando transmitir um conhecimento científico e tecnológico atualizado. As competências alargadas neste ciclo de estudos facilitam a mobilidade do diplomado entre Universidades, conferindo-lhe a capacidade necessária para frequentar um mestrado em Engenharia Civil, incluindo o oferecido pelo IST, ou em áreas afins.
O Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente do IST (DECivil) acumula a experiência de várias décadas de empenhamento em actividades de ensino, investigação e desenvolvimento ao mais alto nível. A diversidade de competências intrínsecas a um corpo docente próprio qualificado, numeroso, exclusivamente constituído por titulares do grau de doutor e a qualidade dos alunos que ingressam no curso, associadas à qualidade e variedade das instalações, equipamentos experimentais que se encontram instalados nos seus laboratórios e equipamentos informáticos, conferem a capacidade para ministrar um ensino de elevada qualidade.
Historial
Por decreto de 23 de maio de 1911 foi definido o elenco de cadeiras do curso geral e do curso especial de Engenharia Civil do IST, instituído desde a fundação da escola. O número semanal de horas de aula era em média de 37, destinando-se cerca de 2/3 a aulas práticas. No ano de 1919/1920, o curso geral já fora aumentado de um ano e, portanto, a duração total de qualquer dos cursos do IST passou a ser de seis anos. O elenco das cadeiras do curso de Engenharia Civil de 1919/1920 manteve-se até 1955 sem alterações significativas. A reforma instituída pelo decreto 40378 de 14 de setembro de 1955 manteve os seis anos do curso e o regime de funcionamento anual. Reduziu, porém, substancialmente a duração semanal das aulas: de mais de 40h para cerca de 30h. O elenco das cadeiras foi alterado, merecendo realce a introdução, para todos os cursos, da cadeira de Probabilidades, Erros e Estatística e da de Cálculo Numérico e, para o curso de Engenharia Civil, da de Mecânica dos Solos, que entretanto se afirmara como ciência aplicada. Na área científica da economia, sociologia e administração, passam a existir três cadeiras: Sociologia Geral, Economia e Organização e Administração. Muito posteriormente, o decreto 540/70 determinou a atualização dos planos de estudo de engenharia nas Universidades portuguesas, com redução da licenciatura para cinco anos, instituição do regime semestral e criação de disciplinas opcionais (a designação de disciplina substitui a de cadeira). O curso de Engenharia Civil passou a ter no último ano três ramos: Estruturas, Hidráulica e Urbanização. Para todos os cursos do IST é introduzida a disciplina de Computadores e, para o curso de Engenharia Civil, é criada uma nova disciplina obrigatória: Investigação Operacional. Foi introduzida como optativa a disciplina de Mecânica das Rochas, então ainda praticamente ausente dos programas das escolas de engenharia. O plano de estudos de 1970 manteve-se em vigor até 1983, data em que é aprovada uma reestruturação que pretende fortalecer a formação generalista do engenheiro civil, abolindo os ramos, e tornando obrigatórias para todos os engenheiros civis as disciplinas de Processos Gerais de Construção, Edificações, Organização de Estaleiros, Arquitetura, Hidráulica Aplicada, Transportes e Planeamento Regional e Urbano. Este plano de estudos contemplava a existência, no 2º semestre do 5º ano, de um conjunto de 3 disciplinas escolhidas de um leque de 32. Procurava-se deste modo abrir, no último semestre da licenciatura, o leque de opções, após um forte tronco comum. Cedo se verificou que, numa época em que a atividade do engenheiro civil necessita de abarcar conhecimentos especializados em diferentes áreas, o número de disciplinas optativas era muito reduzido e que a estrutura adoptada nas opções não permitia uma especialização coerente. Deste modo, a revisão do plano de estudos operada em 1988, procurou corrigir estas lacunas, sem perder de vista a opção por um tronco comum forte para todos os engenheiros civis. Este tronco comum era complementado por um conjunto de opções coerente, agrupado em perfis, com início no 2º semestre do 4º ano. Foram contemplados 5 perfis distintos: Estruturas e Construção, Hidráulica e Recursos Hídricos, Planeamento Territorial e Transportes, Engenharia Municipal e Ambiente e Geotecnia. Entre 1988 e 1996 foram feitos pequenos ajustes nos planos de estudo, a maior parte dos quais tendo como objetivo a redução da carga horária semanal, tendo em 1995 sido iniciado um processo de reavaliação curricular, o qual deu origem ao Curriculum 2000 introduzido a partir do ano letivo de 1996/97 e que entrou em pleno funcionamento em 1998/99, tendo sido recentemente adequado ao formato decorrente da implementação do Processo de Bolonha.
Em 2016 procedeu-se a uma reestruturação do currículo, marcada pela oferta de diferentes UC (Unidades Curriculares, anteriores "disciplinas" ou "cadeiras") em regime semestral puro, pela racionalização das UC obrigatórias e opcionais dentro das 5 áreas de especialização e pela concentração de UC no 1º semestre do 5º ano, libertando integralmente o 2º semestre para a realização da dissertação (que poderia assim mais facilmente ser realizada em ambiente empresarial).
No ano letivo 2021/2022 o Mestrado Integrado em Engenharia Civil foi descontinuado. A fomação em engenharia civil do IST passou a funcionar em dois ciclos de estudo independentes: a Licenciatura em Engenharia Civil (3 anos) e o Mestrado em Engenharia Civil (2 anos).Objectivos
Objetivos gerais definidos para o ciclo de estudos:
A Engenharia Civil tem como principal finalidade a conceção, o projeto e a exploração de sistemas que, mediante o aproveitamento dos recursos naturais, permitam a sua adequada utilização pela população, com especial ênfase na melhoria da qualidade de vida. Nesse sentido, a estrutura curricular da Licenciatura em Engenharia Civil do IST segue a prática das Universidades de referência nas áreas da ciência e tecnologia. Este primeiro ciclo de estudos tem por objetivo dotar os alunos de uma sólida formação nas Ciências Básicas, comuns a todos os cursos de engenharia do IST (Matemática, Física, Química, Informática e Gestão) e nas Ciências da especialidade de Engenharia Civil, procurando transmitir um conhecimento científico e tecnológico atualizado. As competências alargadas neste ciclo de estudos facilitam a mobilidade do diplomado entre Universidades, conferindo-lhe a capacidade necessária para frequentar um mestrado em Engenharia Civil, incluindo o oferecido pelo IST, ou em áreas afins.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes:
Competências a adquirir com a formação em Ciências Básicas:
• compreensão de modelos matemáticos de problemas de engenharia, usando elementos estatísticos, Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral ou equações diferenciais lineares;
• em Física, conhecimentos em Mecânica e Termodinâmica;
• em Química, os fundamentos para conhecimento dos materiais;
• formação básica em Geologia.
Competências a adquirir com a formação nas Ciências da especialidade de Engenharia Civil:
• capacidade para aplicar conceitos de mecânica estrutural (Resistência de Materiais e Análise de Estruturas), mecânica dos fluídos (Hidráulica) e Mecânica dos Solos e das Rochas;
• compreensão dos fenómeno urbanos e do processo de urbanização;
• compreensão dos métodos da investigação operacional na formulação de problemas de decisão;
• capacidade de execução de um levantamento topográfico e da utilização do desenho assistido por computador;
• compreensão do comportamento dos materiais de construção e da física das construções.
Destinatários
Todos os candidatos que tenham realizado o ensino secundário e as provas de ingresso de "Matemática A" e de "Física e Química" cuja nota de candidatura cumpra a condição de nota mínima em vigor.
Saídas Profissionais
Regime de Funcionamento
A Licenciatura em Engenharia Civil (LEC) funciona em regime semestral, com um número médio de 6 unidades curriculares por semestre e uma duração total de 6 semestres. É constituído por unidades curriculares de (i) Ciências Básicas, (ii) Ciências de Engenharia, (iii) Ciências da Especialidade, (iv) Humanidades, Artes e Ciências Sociais e (v) por um Projeto com características integradoras e/ou de investigação, a ser elaborado durante o último semestre.
O título de Licenciado em Ciências de Engenharia - Engenharia Civil não é habilitante para o exercício da profissão de engenheiro, nomeadamente para tarefas de conceção e projeto. Este título comprova apenas uma sólida formação em ciências básicas e em ciências de engenharia civil e destina-se essencialmente a facilitar a mobilidade dos alunos no espaço europeu de ensino superior.
Publicações Oficiais
2021-04-19 | Despacho n.º 3924/2021, DR n.º 75, II Série, de 19/04, Pág. 166 a 170 | |
2021-01-28 | [DGES] Registo inicial n.º R/A -Cr 7/2021 | |
2021-01-21 | [A3ES] Processo n.º NCE/19/1901055 | Decisão do CA (acreditado por 6 anos, a partir de 31/07/2020) | |
2020-05-20 | [A3ES] Processo n.º NCE/19/1901055 | Apresentação do pedido |
Coordenadores
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