Historial

O Curso de Engenharia Civil é ministrado no IST desde a sua fundação, em 1911. O plano de estudos progrediu ao longo de várias décadas de funcionamento da licenciatura. Verificou-se no ano lectivo de 1988/89 uma última evolução caracterizada pela introdução do conceito de "perfil". Foi assim possível flexibilizar a estrutura do curso, de modo a viabilizar o acompanhamento da especialização e da procura de mercado.

Objectivos

A Engenharia Civil tem como principal finalidade a concepção, projecto e exploração de sistemas que, efectuando o aproveitamento dos recursos naturais, permitam a sua adequada utilização pela população, com especial ênfase na melhoria da sua qualidade de vida. Matérias tão vastas como a Mecânica dos Materiais, Hidráulica e Engenharia de Sistemas, fazem parte da formação do Engenheiro Civil, tornando-o um profissional extremamente polivalente e possibilitando-lhe a actuação em sectores diversificados e, por vezes, até complementares, como sejam a construção de edifícios e pontes, obras hidráulicas e de aproveitamento de recursos hídricos e ambientais, planeamento regional e urbano, infraestruturas e sistemas de transportes.

Saídas Profissionais

Perante a atenção dispensada à evolução das necessidades nacionais, tem-se verificado uma procura crescente de profissionais da área da Engenharia Civil, quer para o tecido empresarial (empresas de planeamento, de projecto e de construção) como para a Administração Central, Regional e Local.

Coordenadores

2007/2008
Ildefonso Cabrita Neves
Eduardo Antonio Corregedor Borges Pires
bpires@civil.ist.utl.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.