Plano Curricular
LEC 2003 desde 2003
No seu aspecto essencial, a estrutura curricular da licenciatura segue o esquema dos restantes cursos do IST. A partir de um tronco comum aos primeiros três anos lectivos, no 4º ano o aluno escolhe um dos perfis, traçando assim a sua área de especialização. A diversidade de opções garante uma formação maleável às exigências actuais da profissão.
Perfil de Estruturas e Construção
Correspondendo a uma das áreas tradicionais do Engenheiro Civil, pretende-se com o perfil de Estruturas e Construção complementar a sólida base geral do licenciado, tornando-o apto a desenvolver aplicações no domínio do projecto (concepção e dimensionamento) de sistemas estruturais diversos (edifícios, silos, reservatórios, ou pontes) e a intervir no processo da construção (materiais e processos construtivos), organização e gestão de obras, e ainda, construção de edifícios e obras especiais.
Perfil de Hidráulica e Recursos Hídricos
Este perfil tem como objectivo proporcionar ao Engenheiro Civil uma formação nos principais aspectos relacionados com o meio hídrico. Pretende-se igualmente capacitar o aluno para a resolução técnica dos problemas hidráulicos mais correntes, nomeadamente os que condicionam diferentes tipos de execução de obras, a par da concepção e planeamento de empreendimentos. Ministram-se os conhecimentos que permitirão a avaliação correcta das disponibilidades em quantidade e qualidade de água, das solicitações hidrodinâmicas e outras acções decorrentes da presença de água e da respectiva acção sobre as estruturas ou os espaços físicos em geral, das potencialidades e possibilidades do aproveitamento das águas como factor económico de produção e progresso social e das consequências (impactes) ambientais, quer das obras, quer da utilização da água.
Perfil de Planeamento, Transportes e Gestão
O perfil de Planeamento, Transportes e Gestão é especialmente interessante para Engenheiros Civis que venham a dedicar-se ao planeamento urbano e regional, assim como aos diferentes sectores de estudo e gestão de transportes. A necessidade premente de desenvolver todo o actual sistema nacional de transportes e da rede de circulação, e naturalmente a procura crescente de profissionais nesta área, justificam uma forte atenção formativa neste importante sector.
A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.