Dissertação
O Congestionamento de Intersecções e o Uso de Vias Individualizadas Dinâmicas EVALUATED
Dada a crescente utilização do transporte individual, e consequente aumento de congestionamentos, especialmente em áreas urbanas em que o espaço é um factor crítico, a adopção de sistemas de controlo de tráfego adquirem um papel cada vez mais importante nos sistemas de tráfego. Estes sistemas têm vindo a sofrer uma grande evolução, passando-se de sistemas simples de optimização para sistemas de controlo de tráfego em tempo real. Esta dissertação debruça-se sobre a problemática dos congestionamentos recorrentes em intersecções e sobre a utilização de sistemas inteligentes de controlo de tráfego na resolução deste tipo de problemas. É estudada a viabilidade da utilização de vias individualizadas dinâmicas para melhorar situações de congestionamentos recorrentes em intersecções problemáticas, uma vez que se considera que desta forma se poderão reduzir tanto os tempos de percurso como a sinistralidade associada ao cruzamento de fluxos. Através da escolha de uma intersecção com características que se consideraram apropriadas à implementação deste tipo de sistema de controlo de tráfego, foi estudada a validade das hipóteses colocadas. Deste modo, numa primeira fase, foi feita a modelação e validação da intersecção, feitas com o intuito de simular o cruzamento real com maior exactidão possível. Numa segunda fase, foram simuladas diversas opções recorrendo à utilização de vias individualizadas dinâmicas, sendo os resultados das diversas opções comparadas em termos de tempos de percurso e velocidades médias. Através da elaboração deste trabalho concluiu-se que as vias individualizadas dinâmicas podem trazer vantagens quando utilizadas em intersecções com determinadas características de traçado e fluxo.
novembro 6, 2007, 16:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Joaquim Jorge Da Costa Paulino Pereira
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Associado