Dissertação
Dynamic Behaviour and Vibration Control of High-Speed Railway Bridges Through Tuned Mass Dampers EVALUATED
O desenvolvimento na Europa da rede ferroviária de alta velocidade no passado recente trouxe uma nova atenção ao estudo das vibrações induzidas em pontes pelo tráfego ferroviário. Na presente dissertação, aborda-se o uso de Amortecedores de Massa Sintonizados (TMDs) aplicados a pontes de modo a controlar as vibrações induzidas pelo tráfego ferroviário, através do fornecimento de um meio complementar de dissipação de energia quando ocorre ressonância entre a excitação externa e a estrutura. Em relação aos TMDs, realizou-se uma retrospectiva dos seus critérios de dimensionamento, analisando-se os efeitos da sua massa, amortecimento e frequência. De modo a permitir a realização de análises dinâmicas com cargas móveis de comboios de alta velocidade num programa de Elementos Finitos, foi criado um pré-processador para gerar as funções de carga requeridas para uma posterior análise. A eficácia destes dispositivos é analisada através de uma comparação entre as respostas dinâmicas de duas pontes, obtidas por via numérica. A primeira consiste numa ponte simplesmente apoiada com um vão de 40 m, enquanto a segunda é uma ponte contínua prefabricada com quatro vãos e um comprimento total de 120 m. Em ambas as pontes, vários comboios Europeus de alta velocidade e o modelo de cargas HSLM-A foram considerados. Realizaram-se comparações entre os casos com e sem TMDs, sendo igualmente analisado o efeito que uma calibração incorrecta do TMD pode induzir na resposta obtida. Os resultados obtidos mostram a eficácia destes dispositivos passivos para reduzir a resposta dinâmica de pontes sujeitas à passagem de comboios de alta velocidade.
novembro 7, 2007, 14:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Jorge Miguel Silveira Filipe Mascarenhas Proença
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar