Dissertação

Influence of incorporating a bituminous sub-ballast layer on the deformations of railway trackbed EVALUATED

O aumento do tráfego ferroviário de alta velocidade, o desenvolvimento de novos cenários comerciais e o incremento das velocidades máximas para os 350 km/h num futuro próximo, requerem soluções de baixa manutenção para a infra-estrutura de vias balastradas de alta velocidade. O presente artigo analisa de um ponto de vista teórico o comportamento de uma camada de sub-balastro betuminoso sob acções ambientais como alternativa às convencionais camadas de sub-balastro granulares. A comparação entre ambos os dimensionamentos é feita em termos dos deslocamentos verticais e da sua variação sazonal bem como pela sua capacidade de manter o teor em água ao longo do ano. Em linhas de alta velocidade, o controlo dos deslocamentos e da sua amplitude anual é de extrema importância. Do ponto de vista do dimensionamento das camadas de assentamento, o uso de um sub-balastro betuminoso como alternativa ao granular, pode significar uma melhoria da qualidade geométrica da infraestrutura ferroviária e contribuir para uma redução efectiva nas necessidades de manutenção das vias. De acordo com as abordagens desenvolvidas, o sub-balastro betuminoso pode permitir uma importante redução ao nível dos deslocamentos verticais sazonais, superior a 50%, em más condições de drenagem. A natureza cíclica dos deslocamentos verticais é responsável por problemas de fadiga ao nível da infra-estrutura e pelo aumento do número das operações de manutenção. O elevado nível de impermeabilização conferido pelo sub-balastro betuminoso oferece uma maior protecção das camadas de assentamento ao longo do seu período de vida levando a um aumento do ciclo de vida da infra-estrutura.
Alta velocidade ferroviária, Sub-balastro betuminoso, Infraestrutura ferroviária, Deformações em plataformas ferroviárias

novembro 5, 2007, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Maria Rafaela Pinheiro Cardoso

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Assistente

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar Convidado