Dissertação
Determinação do comportamento hidro-mecânico das margas tratadas com cal EVALUATED
Neste estudo analisa-se o efeito da adição de cal no comportamento hidro-mecânico de margas da Formação da Abadia (Arruda dos Vinhos, Portugal), devido a este material apresentar carácter evolutivo e isso poder ser condicionante no seu uso em aterros. Para se quantificar o efeito da adição de cal, determinou-se a curva de compactação das margas tratadas com cal e realizaram-se ensaios para a determinação dos seus limites de consistência e da densidade das partículas sólidas, no Laboratório de Geotecnia do IST. No Laboratório de Geotecnia da Universidade Politécnica da Catalunha em Barcelona, foi obtida a curva de retenção e a porosimetria por intrusão de mercúrio por Cardoso et al (2008). Para avaliar o comportamento do solo-cal, realizaram-se ensaios edométricos, ensaios de compressão não confinada e triaxiais. Efectuou-se a comparação dos resultados com os realizados por Lynce de Faria (2007) em provetes de solo sem tratamento. Foi realizado, também, um modelo numérico que simula o aterro AT1 da autoestrada A10, mas sem as espaldas de solo-cal, onde se verificou os deslocamentos verticais e as tensões instaladas no processo construtivo, comparando-se com os resultados obtidos por Lynce de Faria (2007) num aterro semelhante mas com as espaldas de solo-cal. Como resultados mais importantes, sublinha-se o facto de a cal ter diminuído o potencial expansivo das margas ao mesmo tempo que aumentou a resistência do material. Paralelamente, os resultados do modelo numérico mostraram que o uso da cal no aterro da A10 não trouxe melhorias significativas no comportamento global do aterro.
novembro 9, 2007, 16:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Emanuel José Leandro Maranha das Neves
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Catedrático