Dissertação
Estudo e Avaliação das Patologias dos Pavimentos Rodoviários EVALUATED
O bom desempenho de um pavimento deve ser avaliado pela sua capacidade de resistência a deformações e desgastes apreciáveis, quando se geram esforços provenientes dos rodados dos veículos, bem como pela capacidade de ?defesa? aos agentes atmosféricos. O pavimento deve permitir uma circulação segura, cómoda, económica, e de fraca sonoridade. As degradações rodoviárias aparecem quando o pavimento não fornece uma resposta eficiente a todas as solicitações, não conseguindo manter as características predefinidas e de qualidade que se enunciaram. A tarefa de manter o desempenho dos pavimentos, no tempo da vida útil constitui um desafio constante sendo necessário definir procedimentos capazes assegurar uma conveniente gestão dos pavimentos. Os sistemas de gestão de pavimentos, baseiam-se em estudos que têm como objectivo proporcionar aos responsáveis pelo processo de tomada de decisão, informações e ferramentas capazes de auxiliá-los nas actividades de projecto e manutenção dos pavimentos, permitindo oferecer um bom desempenho ao longo da sua vida de serviço. A componente prática consistiu na identificação das deteriorações evidenciadas por um trecho rodoviário, construído em 1996. A avaliação das patologias encontradas foi realizada ao longo da estrada nacional 241, que liga o concelho de Vila Velha de Ródão ao I.P. 2, em Alvaiade, no distrito de Castelo Branco, Portugal. A sua extensão é de 6172 metros. Para isso foram analisados todos os elementos do traçado, de drenagem e dos dados geológicos deste pavimento. Depois de proceder à sua análise e estudo, pode-se constatar que as patologias encontradas foram: fendilhações, covas, peladas, rodeiras, e reparações mal executadas.
outubro 31, 2007, 9:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Joaquim Jorge Da Costa Paulino Pereira
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Associado