Dissertação

Conservação e reabilitação de pavimentos rodoviários em betão de cimento EVALUATED

Resumo O trabalho desenvolvido nesta dissertação enquadra-se na área das infra-estruturas rodoviárias, e aborda os aspectos de conservação e reabilitação de pavimentos rodoviários em betão de cimento, também designados por pavimentos rígidos. Os pavimentos rodoviários vão-se degradando de forma natural ao longo do tempo, essencialmente por acção do tráfego e do clima. Então, passados alguns anos de utilização, surge a necessidade de se proceder a intervenções no pavimento, de modo a conferir-lhe novamente as suas características iniciais, ou inclusive melhorando-as. Este trabalho tem como objectivo estudar especificamente os pavimentos rodoviários em betão de cimento nos seus aspectos de conservação e reabilitação, identificando as suas principais degradações e descrevendo o conjunto de técnicas de conservação e reabilitação mais adequadas a cada situação. A abordagem destas matérias é apoiada na parte final pela apresentação de casos de estudo seleccionados da rede rodoviária nacional, nos quais foi possível ter pavimentos em betão com evidentes estados de degradação e onde foram aplicadas técnicas de conservação e reabilitação. Com esta dissertação foi possível sistematizar as principais degradações decorrentes da evolução do comportamento dos pavimentos em betão de cimento e estabelecer uma correspondência com as principais técnicas de conservação e reabilitação. Esta ligação é apresentada na forma de um catálogo.
Estrada, Pavimentos em betão, Conservação, Reabilitação, Degradação

novembro 13, 2007, 16:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar