Dissertação
Caracterização dos Betões Auto-Compactáveis EVALUATED
O betão auto-compactável foi desenvolvido em 1986, com o objectivo de obter estruturas com maior durabilidade. Este betão caracteriza-se por possuir simultaneamente elevada fluidez e elevada resistência à segregação, que dão origem à auto-compactação do betão, não sendo necessários meios externos para a compactação do betão, mesmo na presença de espaços estreitos ou densamente armados. Com a aplicação desta tecnologia assegura-se que a durabilidade das estruturas de betão é independente do grau de especialização da mão-de-obra. Para avaliar a auto-compactabilidade do betão foi necessário desenvolver novos ensaios, pois os tipicamente usados no betão corrente não são adequados. Destacam-se pelo seu uso mais generalizado: o ensaio de espalhamento, o ensaio de fluidez, o ensaio da caixa em L e o ensaio da caixa em U. Neste trabalho realizou-se numa primeira fase uma pesquisa bibliográfica acerca do estado de arte do betão auto-compactável, que incide particularmente nas metodologias de formulação da composição do betão, e na caracterização e avaliação das suas características no estado fresco: reologia e trabalhabilidade. Após esta pesquisa, formulou-se a composição de betão auto-compactável, baseada numa metodologia proposta pelo professor Okamura, denominada de Método Geral, e foi realizada uma campanha experimental com o objectivo de produzir betões auto-compactáveis e caracterizá-los no estado fresco e endurecido. No final da campanha experimental analisaram-se e interpretaram-se os resultados obtidos.
novembro 15, 2007, 9:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
CO-ORIENTADOR
Ana Paula Patrício Teixeira Ferreira Pinto França de Santana
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Associado