Dissertação

Sistemas Inteligentes de Transporte: Sistemas Inteligentes de Transporte como Instrumento de Segurança Sistemas Inteligentes de Transporte como Instrumento de Segurança EVALUATED

Os Sistemas Inteligentes de Transporte (SIT) são sistemas de controlo, comunicação e informação das infra-estruturas de transporte, baseados em tecnologias de informação e electrónica, com o potencial de melhorar significativamente diversos sistemas de Transporte. Estes sistemas recorrem a tecnologias como por exemplo computadores, sensores e dispositivos electrónicos de comunicação que possibilitam um aumento da segurança e diminuição do tempo gasto, custo e energia. Com o crescente grau de complexidade das mais variadas infra-estruturas de transporte a garantia de segurança do passageiro e de todo o sistema torna-se de extrema importância. Perante a ocorrência de uma situação de emergência é essencial que os procedimentos a adoptar estejam bem definidos de modo a que todo o processo de gestão da emergência ocorra de forma eficaz e eficiente. O objectivo do presente trabalho é o de cruzar estas duas áreas referidas anteriormente, ou seja, estudar a aplicação de tecnologias de SIT a Planos de Emergência, mais concretamente Planos de Emergência de aeroportos, com particular incidência nas tecnologias de informação e comunicação. Foi possível reconhecer diversas tecnologias de SIT que se aplicam perante os procedimentos de emergência mais comuns e que permitem reduzir os atrasos na activação destes procedimentos e facilitam a comunicação de informação relevante. No caso de estudo do Aeroporto de Lisboa foi analisado o respectivo Plano de Emergência assim como as tecnologias de SIT que são aplicadas actualmente e as passíveis de serem aplicadas de forma a introduzir melhorias a nível de comunicação de informação e activação dos procedimentos de emergência.
Sistemas Inteligentes de Transporte, Gestão de Emergências, Procedimentos de Emergência, Planos de Emergência de Aeroportos.

Outubro 31, 2007, 14:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar