Dissertação
Seismic Vulnerability Assessment of Structures using Operational Modal Analysis: Taking the Guesswork Out of Future Earthquakes Taking the Guesswork Out of Future Earthquakes EVALUATED
A presente dissertação aborda uma avaliação prática do desempenho de estruturas em cenário sísmico propondo um novo método para avaliação de dano estrutural tirando partido da Análise Modal Operacional e dos regulamentos propostos pela FEMA (Federal Emergency Management Agency). O desempenho é avaliado em termos da susceptibilidade da estrutura, dado um certo nível de vibração, poder estar dentro de um dos cinco estados estruturais limite propostos pela FEMA. A ligação entre os padrões de dano estrutural e a atribuição do estado limite apropriado é feita de acordo com a perda de capacidade da estrutura depois de um primeiro choque, que permite a análise quantitativa da degradação do desempenho. A perda de capacidade do sistema será avaliada através do conceito de curva de capacidade. Por um lado, este trabalho aborda os conceitos básicos de engenharia sísmica e a necessidade humana de controlar certos níveis de vibração. Por outro, concentra-se no domínio da Análise Modal Operacional, que permite estimar o nível de vibração actuante numa estrutura de uma forma expedita e aproximada. Adicionalmente, este trabalho poderá ser visto como uma primeira abordagem à possível ligação entre estes dois domínios da engenharia, onde se tenta encontrar uma coexistência entre o campo da análise linear e da análise não linear. Como aplicação prática da O.M.A., serão realizados testes de vibração ambiente num modelo reduzido. Os resultados numéricos revelam-se em excelente concordância com os resultados esperados comprovando-se assim que o futuro da análise modal em estruturas é promissor, conseguindo-se obter valores muito próximos dos reais.
outubro 26, 2007, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Jorge Miguel Silveira Filipe Mascarenhas Proença
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar