Dissertação

Estudo do galgamento em estruturas maritimas EVALUATED

O galgamento de estruturas marítimas é um fenómeno caracterizado pelo transporte de massa de água sobre o seu coroamento. Quando a onda incide numa estrutura, parte da sua energia cinética é dissipada e a restante transforma-se em energia potencial no escoamento que ocorre sobre a estrutura. Quando o talude não é muito extenso ou a cota de coroamento não é suficientemente elevada, esta transformação não é total , consequentemente, o nível máximo de espraiamento, é excedido. O caudal que passa sobre o coroamento da estrutura, q, expresso em m3/s por metro linear de estrutura, é função de diferentes parâmetros, relacionados com a agitação marítima, a maré e com a geometria da estrutura. A importância do estudo deste fenómeno deve-se às consequências que este pode ter, especialmente em situações em que se conjugam a ocorrência de temporais, onde a rebentação é mais violenta, com sobre elevações do nível do mar. O caso de estudo refere-se à reabilitação do molhe sul do porto de Póvoa de Varzim, através da qual se pretende melhorar os aspectos estruturais, assim como diminuir os galgamentos. As soluções associadas a esta reabilitação e reformulação foram ensaiadas no LNEC em modelo físico. O presente trabalho visa comparar os resultados obtidos, do caudal médio galgado, nos ensaios, com os valores numéricos obtidos de diferentes métodos de cálculo. Foram aplicadas a fórmula de Pedersen (1996), de Owen e Steele (1991) e a de Owen (1980) e usou-se a metodologia de redes neuronais artificiais desenvolvida no âmbito do projecto CLASH.
Galgamento; Redes neuronais; Pedersen (1996); Owen e Steele (1991); Owen (1980)

outubro 26, 2007, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

MARIA DA GRAÇA REIS E SILVA DE OLIVEIRA NEVES

LNEC-LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL

ORIENTADOR

António Alberto Pires Silva

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar