Dissertação

Implementação de Novas Tipologias de Autocarros na Cidade de Lisboa EVALUATED

Na cidade de Lisboa, apesar de o uso do transporte colectivo ser a opção mais frequente, a sua utilização tem vindo a sofrer um decréscimo significativo nos últimos anos. Inerente a este decréscimo está o aumento do uso do transporte individual e todas as consequências trazidas por este uso excessivo, como é o caso dos congestionamentos e do aumento da poluição. Uma das principais causas do acentuado decréscimo no uso do transporte colectivo é a falta de atractividade do serviço oferecido pela Carris. Alterações neste serviço têm de ser implementadas de forma a inverter esta tendência, devendo procurar-se simplificar e hierarquizar a rede de percursos e oferecer um serviço complementar ao Metropolitano de Lisboa. Neste trabalho são referidas e analisadas zonas da cidade de Lisboa em que exista uma clara carência do serviço de transporte colectivo. É objectivo do trabalho propor a implementação de novas linhas de autocarro em algumas das zonas atrás enunciadas. Estas propostas são avaliadas em termos de viabilidade de serviço e desempenho operacional. As propostas apresentadas inserem-se em zonas com necessidades distintas mas têm um objectivo comum, melhorar o serviço de transporte colectivo na área de estudo. Com a implementação destas propostas são introduzidos ganhos significativos, que apesar de estarem longe de resolverem o problema existente no serviço de transporte colectivo em Lisboa são sem dúvida hipóteses a considerar.
Área Metropolitana de Lisboa, Lisboa, Transporte Colectivo, Autocarro

outubro 15, 2007, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Caré Baptista Viegas

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Catedrático