Dissertação

Aplicação Informática para a Gestão das Reclamações e das Não Conformidades EVALUATED

Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma aplicação informática para a gestão das reclamações dos clientes no serviço de assistência após venda e das não conformidades em obra. Inicialmente, foi desenvolvido um modelo, na linguagem UML (Unified Modeling Language), baseado no estudo de casos, sendo, de seguida, construída uma aplicação informática em Microsoft Access 2007 e validada, com êxito, na empresa Edifer Construções. A aplicação informática desenvolvida permite, em tempo real, a consulta e a edição de reclamações dos clientes e de não conformidades, bem como a sua partilha por toda a organização. Este modelo de apoio à gestão das reclamações e à gestão das não conformidades serve de base ao estabelecimento de novos objectivos e metas a cumprir pela organização. O modelo desenvolvido é facilmente aplicado a qualquer indústria que não seja de construção, com algumas adaptações. Pode também servir como suporte para empresas de informática que pretendam desenvolver software nesta área.
qualidade, gestão, Reclamações dos clientes, não conformidades, acções correctivas e preventivas

Setembro 27, 2007, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Francisco José Loforte Teixeira Ribeiro

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Associado