Dissertação

Determinação de carbono orgânico em amostras de água: Estudo de comparação do método de determinação da concentração de ATP com o método clássico de contagem de colónias Estudo de comparação do método de determinação da concentração de ATP com o método clássico de contagem de colónias EVALUATED

O presente trabalho teve por objectivo participar na validação e aplicação de um método de determinação da concentração de ATP por bioluminescência em amostras de água. Inicialmente, realizaram-se rectas de calibração tendo sido escolhida, de entre as que se encontravam nas condições aceitáveis, a melhor recta (R=1,000). Construíram-se cartas de controlo com base nas leituras efectuadas para os padrões, controlos e brancos durante a realização das rectas de calibração. Esta técnica foi aplicada a amostras de água destinada ao consumo humano para determinação do carbono orgânico assimilável (AOC). Foi realizada a comparação com o método clássico de determinação de AOC baseado na contagem de colónias heterotróficas (HPC). Analisaram-se amostras provenientes de Reservatórios de Telheiras e S. Jerónimo, da Estação Elevatória do Reservatório dos Barbadinhos e do ponto de colheita relativo à entrega de água do adutor de Vila Franca de Xira-Telheiras ao sistema de distribuição da cidade de Lisboa. Verificou-se uma boa correlação entre os dois métodos (R=0,968) quando consideradas todas as amostras e o somatório das duas estirpes teste utilizadas no ensaio, Pseudomonas fluorescens P-17 e Spirillum sp. NOX.
Adenosina trifosfato (ATP); Bioluminescência; Carbono orgânico assimilável (AOC); Contagem de placas heterotróficas (HPC); Pseudomonas fluorescens P-17; Spirillum sp. NOX.

Novembro 13, 2007, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Célia Neto

Laboratório Central da EPAL

Especialista

ORIENTADOR

Jorge Humberto Gomes Leitão

Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB)

Professor Auxiliar