Dissertação

Certificação de Adequação de Materiais Plásticos para Embalagens de Alimentos: Optimização da Metodologia de Análise de Migração de Solutos e Aplicação de Ferramentas de Gestão EVALUATED

Este trabalho tem dois objectivos. O primeiro consiste em elaborar um estudo acerca da implementação e da manutenção de um sistema de gestão da qualidade baseado na Norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 num laboratório de embalagens para alimentos. São mencionados os documentos já implementados no sistema de qualidade do laboratório, e aqueles que foram documentados neste trabalho para serem implementados, nomeadamente quatro procedimentos de ensaio. O segundo objectivo consiste na realização de vários ensaios de migração global de solutos provenientes de materiais e artigos plásticos destinados a entrar em contacto com géneros alimentícios, para concluir acerca da adequação e segurança das embalagens de plástico analisadas. Os procedimentos de ensaio que foram elaborados na primeira parte do trabalho, com base nas Normas EN 1186, foram sendo optimizados ao longo da realização do trabalho experimental da segunda parte. Realizaram-se cinco ensaios e apenas um dos ensaios, o realizado numa película de PVC no simulador azeite durante 10 dias a 20 ºC pelo método da célula, apresenta um valor de migração global acima do limite máximo permitido por lei (10 mg/dm2) somado à tolerância analítica permitida por lei para esse tipo de simulador (3 mg/dm2). Conclui-se, que o material plástico usado nesse ensaio, não é adequado para permanecer em contacto com o género alimentício simulado. Em todos os outros ensaios, realizados em simuladores aquosos, obtiveram se valores de migração global muito inferiores ao limite máximo permitido por lei concluindo-se, portanto, que as embalagens ensaiadas são adequadas ao fim a que se destinam.
NP EN ISO/IEC 17025:2005; sistema de qualidade; EN 1186; ensaios de migração global; embalagens de plástico para alimentos; materiais para contacto com alimentos.

Junho 4, 2007, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Marília Clemente Velez Mateus

Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB)

Professor Auxiliar