Disciplina Curricular
Neuroética Neuroe
Licenciatura Bolonha em Engenharia Biomédica - LEBiom 2021
Contextos
Grupo: LEBiom 2021 > 1º Ciclo > Pré-Major
Período:
Peso
1.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos
Objectivos
Apresentar aos alunos perguntas/exemplos relevantes sobre ética em Neurociências (Básica e Clínica) e desafios das técnicas de imagem, interfaces cerebrais e psicofarmacologia; saber onde o livre arbítrio, identidade, intenção, o eu, os valores são organizados e como interferir nos circuitos cerebrais. Avaliação do impacto ético e social que as neurociências podem ter sobre estruturas legais, nomeadamente ética da prática, que inclui a bioética tradicional (1.Diretrizes ideais para o desenho de ensaios clínicos; 2.Direitos de privacidade dos resultados de teste para doenças neurológicas; 3.consentimento informado em doenças neurodegenerativas e distúrbios psiquiátricos; 4.Diretrizes para tratamento ou participação experimental nesses casos). Implicações éticas das neurociências que estudam nossa compreensão da função cerebral para a sociedade. "Melhoramento Humano".
Programa
- Ética e legislação em pesquisa animal - Ética das Neurociências (Introdução) - Neurociências da ética –A ética na investigação em neurologia e psiquiatria - Estado vegetativo - Interacção recíproca entre Neurociência e Robótica - Inteligência Artificial: uma visão sobre Moralidade, ou agentes artificiais com qualidades
Metodologia de avaliação
Ensaio sobre temas da neuroética escolhidos pelo aluno .
Componente de Competências Transversais
Pensamento crítico e inovador (por exemplo, criatividade, pensamento estratégico, abordagens para solução de problemas) - 80% Competências interpessoais e sociais através do debate de ideias durante as aulas - 20%.
Componente Laboratorial
NA
Componente de Programação e Computação
NA
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.