Disciplina Curricular
Introdução à Epidemiologia Epi
Licenciatura Bolonha em Engenharia Biomédica - LEBiom 2021
Contextos
Grupo: LEBiom 2021 > 1º Ciclo > Pré-Major
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Sem pre-requisitos
Objectivos
Dotar os alunos de conceitos e competências críticas relativamente à linguagem, métodos e abordagens da Epidemiologia, compreendendo as suas utilidades genéricas e aplicadas aos principais contextos dos cuidados de saúde e da investigação em saúde.
Programa
Introdução à Epidemiologia Medição da saúde e da doença Tipos de estudos epidemiológicos Causalidade em epidemiologia Epidemiologia clínica Epidemiologia e prevenção das doenças crónicas não transmissíveis Epidemiologia ambiental e ocupacional Epidemiologia, política de saúde e planeamento Epidemiologia das doenças transmíssiveis Epidemiologia e evidência científica
Metodologia de avaliação
Exame final (80%); avaliação continua, quizzes e fichas de trabalho durante o semestre: 20%.
Componente de Competências Transversais
Pensamento crítico e inovador (abordagem à resolução de problemas, definição de estudos científicos, raciocínio baseado na evidência) - 70%. Competências interpessoais (apresentações orais, competências de comunicação e organizacionais, trabalho em equipa, etc.) - 30%. O desenvolvimento e desempenho nas competências transversais será incorporado na componente teórico-prática do ensino.
Componente Laboratorial
As aulas teórico-práticas pretendem aprofundar e trabalhar conceitos, a realização de exercícios e a discussão mais detalhada de vários conteúdos da disciplina. Será solicitado aos alunos a preparação da aula teórico-prática com a leitura de material diverso e a submissão (via plataforma de Moodle) de fichas de trabalho. Para cada aula Teórico-Prática será indicada bibliografia obrigatória.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.