Disciplina Curricular
Engenharia Celular ECel
Licenciatura Bolonha em Engenharia Biomédica - LEBiom 2021
Contextos
Grupo: LEBiom 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Ciências Biológicas Biologia Molecular e Genética
Objectivos
Proporcionar aos alunos uma formação integrada em Engenharia Celular com base em conceitos fundamentais de Biologia Celular, Biologia do Desenvolvimento e Processamento Celular. O aluno deve adquirir uma compreensão abrangente da fisiologia celular em resposta a sinais extracelulares físicos e químicos, nomeadamente em ambiente artificial, para permitir um controlo mais eficaz de um fenótipo celular funcional desejado.
Programa
-Visão geral das estruturas e funções da célula. -Microscopia clássica e de alta resolução e técnicas de marcação celular. -Vias de sinalização química baseadas em GPCRs, receptores intracelulares, receptores de canais iónicos, receptores com atividade enzimática intrínseca ou associada ou envolvendo um passo de proteólise. -Sinalização elétrica e mecânica. -Silenciamento genético transcricional e pós-transcricional. -Ciclo celular e proliferação. -Engenharia metabólica para proliferação e diferenciação celular. -Princípios da cultura de células. Culturas primárias e linhas celulares. Meios de cultura e condições ambientais. Caracterização da função celular em cultura. -Crescimento/metabolismo celular. Nutrientes e metabolitos. Parâmetros de crescimento celular. Criopreservação. Contaminantes. -Métodos de separação celular. -Escalabilidade para cultivo ex vivo. Formatos de cultura. Biorreatores. -Aplicações em Medicina Regenerativa: Terapia Génica/Celular e Engenharia de Tecidos.
Metodologia de avaliação
-Mini-apresentações sobre tópicos específicos do programa (30%) -Mini-relatórios sobre tópicos específicos do programa (20%) -Exame (50%, nota mínima 10)
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico (pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas), Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media) dentro das apresentações e relatórios. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 10%.
Componente Laboratorial
não se aplica
Componente de Programação e Computação
não se aplica
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.