Disciplina Curricular
Mecânica Aplicada à Biomedicina MAB
Licenciatura Bolonha em Engenharia Biomédica - LEBiom 2021
Contextos
Grupo: LEBiom 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objetivos: 1. Proporcionar formação básica relativa a conceitos, princípios e leis fundamentais da mecânica. 2. Desenvolver a capacidade de formulação e resolução de problemas de equilíbrio de sistemas de partículas e corpos rígidos. 3. Aplicar os conhecimentos adquridos à determinação das forças envolvidas nas articulações do corpo humano durante a marcha. 4. Introduzir a estática e a cinemática de corpos deformáveis bem como o comportamento material, transmitindo os conceitos básicos de tensão, deformação e de relação entre tensão e deformação. 5. Desenvolver a capacidade de formular e resolver um grande número de problemas envolvendo comportamento material elástico, viscoelástico e anisotrópico num âmbito de grandes deformações.
Programa
1. Equilíbrio de corpos rígidos e estruturas 2. Esforços internos em peças lineares 3. Tensores cartesianos 4. Teoria das tensões 5. Cinemática. Movimento e deformação 6. Comportamento mecânico dos materiais. Relações constitutivas 7. Equações de campo e condições de fronteira
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A UC permitie desenvolver Competências Transversais em vários dos grupos definidos no Relatório da Comissão para as Competências Transversais. Destacam-se o grupo "Pensamento Crítico e Inovador", designadamente na sua componente "estratégias de resolução de problemas" e o grupo "Competências Intrapessoais", designadamente nas suas componenetes "autodisciplina", "gestão do tempo", "entusiasmo", "perseverança" e "auto motivação".
Componente Laboratorial
Não se aplica.
Componente de Programação e Computação
Não se aplica.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.