Disciplina Curricular

Tecnologias Verdes e Estratégias de Decisão TV-PQN

Licenciatura Bolonha em Engenharia Biológica - LEBiol 2021

Contextos

Grupo: LEBiol 2021 > 1º Ciclo > Pré-Major

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Uma das principais responsabilidades dos futuros Engenheiros e Cientistas nas áreas das Ciências Biológicas e Químicas será avaliar e integrar soluções sustentáveis económica e ambientalmente para a Indústria. No final da cadeira, os alunos deverão ter desenvolvido capacidades de: 1. utilização de ferramentas e metodologias analíticas para quantificação de impactos económicos e ambientais (modelos de distribuição nível 1 e 2, limites de toxicidade, métricas verdes, analise de ciclo de vida, etc), 2. análise de regulação e boas práticas na área ambiental, 3. seleção de “best available technologies” e tecnologias emergentes, 4. estruturação de problemas, 5. formulação de soluções criativas, 6. avaliação do potencial e viabilidade das soluções propostas, 7. análise detalhada da soluções promissoras, tendo em conta contexto empresarial real, 8. decisão final quanto à exequibilidade da solução proposta.

Programa

Esta UC inclui: 1. Conceitos básicos em sustentabilidade e noções em i) química e métricas verdes, análises de ciclo de vida e pegada ecológica; ii) desafios potenciados por alterações climáticas; legislação; responsabilidade corporativa; compensação de carbono; iii) economia circular e bioeconomia; e iv) gestão, estratégia e negociação. 2. Tecnologias Emergentes Apresentação de “Best Available Technologies (BAT)”. Discussão crítica de tecnologias emergentes nas áreas de: bio- e organocatálise; novos meios reacionais e formas de ativação química; processos de separação, reciclagem e valorização de resíduos; materiais e bioprocessos. Nesta UC o trabalho aborda um conjunto de problemas com impacto na sustentabilidade na Indústria: 3. Estruturação e resolução de problemas usando tecnologias verdes, com perspetiva de negócio. 4. Avaliação e recomendações finais As abordagens tomadas e a exequibilidade das soluções encontradas serão discutidas de forma crítica com profissionais.

Metodologia de avaliação

A avaliação em aula: 15% Exercícios de cálculo em métodos de avaliação de sustentabilidade 5% Participação em exercícios de negociação 5% Análise crítica e quantificação de soluções a desafios colocados por alterações climatéricas - confrontação com informação no media O projeto a desenvolver em grupo visa a estruturação de uma solução para um problema industrial e quantificação de impacto económico e ambiental. Os alunos desempenharão o papel de consultores e os Professores de clientes cuja empresa necessita implementar alterações ao seu processo produtivo de forma a respeitar critérios de sustentabilidade. A avaliação deste projeto inclui: 25% Apresentação intermédia, análise de soluções propostas e decisão de soluções a estudar em detalhe. 35% Apresentação final, em formato dirigido a conselhos de administração ou investidores. 15% Sumário executivo e recomendações. Os alunos terão a oportunidade de integrar os pontos discutidos na apresentação.

Componente de Competências Transversais

Esta UC está focada no desenvolvimento de competências transversais, usando sustentabilidade como temática, com enfase em pensamento crítico e estratégico, bem como capacidade de tomar decisões estratégias e resolver problemas. O desenvolvimento de proatividade, de espírito de iniciativa, e capacidades de tomada de decisão são promovidos por projetos de solução aberta. Ética, deontologia profissional, tolerância, abertura e respeito pela diversidade são promovidos no trabalho em equipas multi-culturais e em discussões e debates. Competências em comunicações orais e escrita, bem como trabalho em equipa são promovidos. Desenvolvimento de cidadania global e responsabilidade social e cívica para com o planeta e pessoas são questões centrais nesta UC. Literacia da informação e media são promovidos na preparação de projeto e exercícios desenhados para confronto de análise por estudantes e informação nos media. 70% da avaliação de esta UC é em competências transversais.

Componente Laboratorial

-

Componente de Programação e Computação

Utilização de programas de análise de sustentabilidade, optimizão de processos e de ajuste e analise de dados industriais.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução