Disciplina Curricular

Química Geral QG

Licenciatura Bolonha em Engenharia Naval e Oceânica - LENO 2021

Contextos

Grupo: LENO 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Não aplicável

Objectivos

Esta UC destina-se a diferentes cursos de engenharia que exigem conhecimentos de base de Química. No final, os alunos terão adquirido e desenvolvido a capacidade de compreensão da estrutura, propriedades e transformação dos materiais em geral. Essa capacidade assenta no conhecimento de como e porquê os átomos se combinam, formando moléculas ou materiais, e de como é possível estimar as respectivas propriedades a partir da sua composição e estrutura (relações estrutura-propriedade). Este objetivo é atingido através da inclusão de temas novos e atuais, mas também de “Case-studies” dos tópicos focados, que motivam os alunos para a importância dos mesmos em diversas áreas da Engenharia, nomeadamente nas áreas referentes aos cursos em causa.

Programa

Introdução ao Modelo quântico do átomo. Propriedades periódicas dos elementos. Ligação Química em Moléculas Diatómicas – Teoria das Orbitais Moleculares (TOM). Ligação Química em Moléculas poliatómicas – Teoria do Enlace de Valência (TEV). Forças Intermoleculares e propriedades de compostos covalentes. Polímeros: Estrutura e morfologia. Reações de polimerização. Metais: Estruturas. Ligação metálica segundo a TOM: Teoria das bandas e Energia de Coesão. Ligas metálicas. Sais Iónicos – Estruturas. Energia Reticular. Cristais Covalentes - Ligação segundo a TOM: Teoria das bandas. Introdução às propriedades elétricas: Condutores, Semicondutores e Isoladores. Fundamentos de Cinética e Termodinâmica Química. Reações Ácido-Base e de Dissolução. Reações de Oxidação-Redução. Eletroquímica. Corrosão e métodos de proteção contra a corrosão. Aplicações a diferentes Engenharias.

Metodologia de avaliação

Avaliação continua (mini-exercícios): 30% Laboratório: 20% Exame: 50% A componente de avaliação contínua corresponde a mini-exercícios que serão realizados semanalmente no final das aulas Práticas, através de ferramentas on-line de forma a permitir rapidez na correção e disponibilização do resultado da avaliação. A avaliação laboratorial será realizada durante o período através de ferramentas on-line nas aulas de Laboratoriais.

Componente de Competências Transversais

As Competências Transversais serão desenvolvidas quer no processos de avaliação Teórica e Laboratorial (ver Método de avaliação e respectivas percentagens), durante a realização das aulas Teóricas (através da apresentação de “Case-studies”) bem como das aulas Práticas e Laboratoriais. Nestas últimas serão particularmente desenvolvidas as Competências Interpessoais, nomeadamente de Trabalho em Grupo e Liderança, bem como a componente de Criatividade, uma vez que os alunos serão avaliados no final de cada aula. Os “Case-studies” serão particularmente úteis não só para desenvolver Pensamentos Críticos e Inovadores mas também para os alunos tomarem um maior contacto com a Literacia de Informação e dos Media na óptica do utilizador.

Componente Laboratorial

Cada aluno realizará quatro ou cinco trabalhos práticos de ilustração dos conteúdos programáticos de entre os listados a seguir, dependendo do curso em causa: 1) Introdução às Técnicas de Laboratório. 2) Energia das Orbitais Pi de Polienos Conjugados. 3) Forças Intermoleculares: Solubilidade e Miscibilidade. 4) pH de Águas Naturais 5) Cinética da Reacção de Hidrólise Básica do Violeta de Cristal 6) Introdução à Oxidação Redução 7) Corrosão e Protecção Catódica Os três primeiros são comuns a todos os cursos.

Componente de Programação e Computação

Nas aulas Práticas e Laboratoriais os alunos irão aplicar programas como o Excel e o Mercury (programa gráfico para visulaização de estruturas moleculares e cristalinas) na óptica do utilizador, que não se irão refletir directamente na avaliação.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre