Disciplina Curricular

Sistemas de Observação Oceânica SOO

Licenciatura Bolonha em Engenharia Naval e Oceânica - LENO 2021

Contextos

Grupo: LENO 2021 > 1º Ciclo > Pré-Major > Sistemas Oceânicos

Período:

Grupo: LENO 2021 > 1º Ciclo > Pré-Major > Projeto e Construção Naval

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dar a conhecer os fundamentos da interacção oceano-atmosfera e da circulação oceânica para se entender a necessidade de observação e monitorização dos oceanos. Dar a conhecer os principais instrumentos utilizados na observação e no conhecimento do oceano.

Programa

Características geográficas das bacias oceânicas. Circulação atmosférica, ciclones e anticiclones, formação e dissipação de frentes, escalas atmosféricas, brisa marítima. Circulação e correntes oceânicas, ondas de plataforma, marés, efeitos atmosféricos no nível do mar, tsunamis, ondas internas, ondas de gravidade superficiais. Camada limite atmosférica e oceânica, turbulência e transferência de momento. Instrumentos de monitoração atmosférica: barômetros, pluviômetros, anemômetros e métodos de medição. Padrões e normas da WMO. Derivadores argo para medição oceanográfica. Métodos de medição batimétrica (multi e mono feixe). Novos equipamentos gliders para medição de temperatura, salinidade e clorofila. Intrumentos para medição de ondas. Satelites geoestacionários e observações atmosféricas em diversos canais. Análise e interpretação de imagens de Satélites. Recomendações e normas para processamento de dados ambientais. Técnicas de processamento e análise de dados em Python.

Metodologia de avaliação

Será feito um trabalho de campo onde os alunos irão coligir dados meteoceanográficos. A avaliação será baseada em um projecto utilizando a analise das medições coligidas, mais questões em conjunto com o conteúdo programático oferecido.

Disciplinas Execução