Disciplina Curricular

Estática e Estabilidade de Corpos Flutuantes HN

Licenciatura Bolonha em Engenharia Naval e Oceânica - LENO 2021

Contextos

Grupo: LENO 2021 > 1º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Calcular a flutuabilidade e a estabilidade de pequenos e grandes ângulos de inclinação de corpos flutuantes. Aplicar critérios de estabilidade do navio intacto. Analisar situações de encalhe, docagem e lançamento à água. Calcular os efeitos do alagamento dos espaços interiores dos navios e avaliar a estabilidade em avaria com critérios apropriados. Familiaridade com trabalho experimental.

Programa

Introdução ao estudo da estática de plataformas de navios de superficie e submersíveis. Equilibrio dos corpos flutuantes. Geometria dos corpos flutuantes. Estabilidade do equilibrio dos corpos flutuantes e submersos. Estabilidade a pequenos ângulos. Metacentros. Alturas metacêntricas. Momento endireitante e inclinante. Equilíbrio transversal e longitudinal. Gráfico carenas direitas. Mudança de meio de flutuação. Embarque e transporte de pesos. Pesos suspensos e espelhos líquidos. Prova de estabilidade. Estabilidade a grandes ângulos. Braços de estabilidade. Gráfico carenas inclinadas. Energias endireitante e inclinante. Fundamentos dos critérios de estabilidade intacta gerais e específicos. Critério de mau tempo. Encalhe. Métodos de desencalhe. Docagem. Cálculos de docagem. Lançamento à água. Cálculos de lançamento à água. Alagamento e subdivisão de navios e unidades móveis flutuantes. Métodos da massa adicionada e perda de impulsão.

Metodologia de avaliação

A nota final da cadeira é calculada pela seguinte fórmula: NF = 0.7xAE + 0.3xTL em que, NF é a nota final (igual ou superior a 10 valores para aprovação na cadeira) AE é a nota da avaliação escrita (igual ou superior a 10 valores para aprovação na cadeira) TL é a nota dos trabalhos de laboratório (igual ou superior a 10 valores para aprovação na cadeira) Todas as notas são dadas numa escala de 0 a 20 valores. A nota da avaliação escrita (AE) pode ser obtida pela nota do exame final, ou pela média ponderada da notas dos dois testes realizados ao longo do semestre, onde o peso do primeiro teste é 60% e do segundo 40%. A nota mínima de cada teste é de 8 valores, e a média ponderada das notas dos testes terá que ser igual ou superior a 10 valores. A nota mínima do exame final é de 10 valores.

Disciplinas Execução