Disciplina Curricular

Comportamento de Estruturas Navais CEN

Licenciatura Bolonha em Engenharia Naval e Oceânica - LENO 2021

Contextos

Grupo: LENO 2021 > 1º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender o comportamento global de estruturas dos navios. Ficar a conhecer a distribuição das tensões no casco nos vários modos de flexão e torção. Reconhecer a importância de interação com casco com outras estruturas secundárias. Estudar o comportamento global do casco dos navios em flexão longitudinal sob o efeito das ondas e carga. Saber determinar a distribuição das tensões e deformações que servirá de base à verificação da resistência do casco e ao seu dimensionamento. Analisar o comportamento de estruturas secundárias e de detalhes estruturais.

Programa

Tipos de solicitações estruturais. Modelos de resposta estrutural. Solicitações primárias em águas tranquilas. Determinação do peso dos navios e seus componentes. Determinação das curvas dos pesos e da impulsão. Determinação das curvas de carregamento, dos esforços transversos e momentos fletores. Descrição probabilística das solicitações em águas tranquilas. Solicitações primárias induzidas pelas ondas. Método do equilíbrio estático na onda de projeto. Tratamento aproximado dos efeitos dinâmicos. Análise probabilística dos carregamentos induzidos pelas ondas. Determinação das tensões normais e deformações na estrutura primária do navio. Distribuição das tensões normais no casco. Distribuição das tensões combinadas no casco. Secções compostas de diferentes materiais. Tensões de torção de secção circular sob ação de um momento torsor. Torção em secções com paredes finas. Distribuição das tensões de corte na estrutura primária do navio. Comportamento de estruturas secundárias.

Metodologia de avaliação

Nota Final =0.80 (Projeto e relatório) +0.20 (Apresentação oral e discussão de projeto). Nota do Projeto terá de ser maior ou igual a 9.5 valores.

Disciplinas Execução